Acompanhamento da recepção, análise físico-química do leite recebido e da produção do queijo mussarela na indústria de Laticínios Cotrigo Ltda, Getúlio Vargas/RS

Autores

  • Nelize Copatti Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Ernane Ervino Pfuller Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.470

Palavras-chave:

Leite. Queijo. Análises. Qualidade.

Resumo

O trabalho foi realizadona empresa Cotrigo, localizada no município de Getúlio Vargas – RS. Teve porobjetivo acompanhar as análises físico-químicas do leite recebido, a produçãodo queijo mussarela e suas respectivas análises físico-químicas emicrobiológicas, no período de março de 2013, com acompanhamento da rotina daempresa no que tange: o recebimento da matéria-prima e suas análises, produçãodo queijo mussarela e respectivas análises físico-químicas e microbiológicas.Observou-se que a empresa tem por objetivo elaborar produtos de boa qualidadee, para isso, realiza testes para verificação do estado da matéria prima, estarecebida somente em boas condições. A elaboração do queijo também é acompanhadacom testes e análises referentes à consistência, sabor, textura e controlemicrobiológicos e os resultados encontrados estavam dentro das recomendaçõestécnicas.

Biografia do Autor

  • Nelize Copatti, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Tecnologa em Agroindsutria, formada pela UERGS - Unidade em Sananduva.
  • Ernane Ervino Pfuller, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Mestre em Agronomia pela UFSM e graduado em Educacao Fisica - Licenciatura plena pela UFSM. Atualmente professor assistente da Uergs.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COPATTI, Nelize; PFULLER, Ernane Ervino. Acompanhamento da recepção, análise físico-química do leite recebido e da produção do queijo mussarela na indústria de Laticínios Cotrigo Ltda, Getúlio Vargas/RS. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 118–145, 2015. DOI: 10.24302/agora.v19i2.470. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/470. Acesso em: 1 maio. 2025.