Análise SWOT na perspectiva do cliente de empresa de serviço

Autores

  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) https://orcid.org/0000-0003-2887-5610
  • Mariana Sayuri Yamasaki Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Tadeu Gandolfo Kochi Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v27.3837

Resumo

A análise SWOT é uma ferramenta de análise do planejamento estratégico, que auxilia na identificação do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e ambiente externo (oportunidades e ameaças), com o intuito de proporcionar a sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento da empresa. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar uma empresa pelo prisma de seus clientes, a partir da análise de SWOT. A empresa analisada foi uma escola de natação, tendo como público crianças e adultos. Na coleta dos dados foi aplicado aos clientes um questionário estruturado em: aspectos internos (atendimentos, aspectos físicos, piscinas e administrativo) e aspectos externos (outros itens). Realizou-se análise descritiva dos resultados e na sequência o teste de Wilcoxon para validação das hipóteses. Na visão dos usuários, a empresa tem mais pontos fortes do que fracos e, suas oportunidades são maiores do que as ameaças. O trabalho contribui por um olhar diferenciado da utilização da análise de SWOT.

Palavras-chave: SWOT. Planejamento Estratégico. Turismo.

Biografia do Autor

  • Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)

    Doutor em Administração pelo PPGA-UNINOVE/SP (2018), Mestre em Administração pelo PPGA-UEL/PR (2013) e Funcionário Público Federal - Administrador (2012) na UFGD. Professor permanente do Mestrado Profissional de Administração Pública da UFGD e líder do grupo de pesquisa Administração e Política Pública.

  • Mariana Sayuri Yamasaki Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Graduação em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

  • Tadeu Gandolfo Kochi, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)

    Mestrando no Programa de Administração Pública da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

  • Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - PPGA / Uninove, 2016 (Bolsista CAPES). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM / UFPR, 2012 (Bolsista CAPES). Especialista em Gestão Estratégica pela UNIOESTE, 2008. Especialista em Ciências Sociais Aplicadas à Analise Regional pela UNIOESTE, 2006. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2004. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da linha de Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Editor Associado da Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE). Editor chefe da Revista Competitividade e Sustentabilidade - ComSus. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - GPEC. Líder do tema Estratégia Comportamental / Divisão ESO da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. Pesquisa principalmente nas áreas de estratégia e tomada de decisão, aspectos comportamentais da estratégia, com ênfase em métodos quantitativos e análise de dados numéricos.

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CINTRA, Renato Fabiano; CRUZ, Mariana Sayuri Yamasaki; RIBEIRO, Ivano. Análise SWOT na perspectiva do cliente de empresa de serviço. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 27, p. 95–116, 2022. DOI: 10.24302/agora.v27.3837. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/3837. Acesso em: 1 maio. 2025.