Comportamento de compra online no Brasil: motivações e fatores decisórios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v29.5435

Resumen

O crescimento exponencial das transações no comércio eletrônico (e-commerce) nos últimos anos destacou a necessidade de compreender o perfil e o comportamento de compra dos consumidores no ambiente online. Neste contexto, o propósito deste estudo é investigar as motivações e fatores decisórios que influenciam o comportamento de compra online dos consumidores em diversas regiões do Brasil, buscando assim contribuir para uma compreensão aprofundada das dinâmicas de consumo no contexto específico do e-commerce. Utilizando uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica e empírica, este trabalho analisa dados primários coletados através de um questionário, com o objetivo de mapear as preferências e tendências de consumo no e-commerce. Os achados deste estudo oferecem insights para os varejistas na elaboração de estratégias mais eficazes de engajamento e promoção, alinhadas com a jornada de compra do consumidor online. Revela-se, ademais, que os consumidores valorizam determinados aspectos na seleção e compra de produtos online, frequentando assiduamente as plataformas digitais de varejo. A singularidade desta pesquisa está na sua contribuição para o entendimento detalhado do comportamento do consumidor online, auxiliando o varejo a melhorar suas práticas e abordagens para melhor atender e se conectar com seu público-alvo.

Palavras-chave: e-commerce; varejo; Brasil; comportamento do consumidor; compras online.

Biografía del autor/a

  • Leticia Krupczak, Universidade Federal do Paraná

    MBA em Marketing. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

  • Claudimar Pereira da Veiga, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Doutor em Administração. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

Publicado

2024-10-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

KRUPCZAK, Leticia; VEIGA, Claudimar Pereira da. Comportamento de compra online no Brasil: motivações e fatores decisórios. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 29, p. 196–213, 2024. DOI: 10.24302/agora.v29.5435. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/5435. Acesso em: 1 may. 2025.