AS LINGUAGENS DO DESENHO E DA PINTURA LEVADA AO DEFICIENTE AUDITIVO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO SUL

Autores/as

  • Joseane dos Santos Chagas Universidade do Contestado
  • Maria Benedita de Paula e Silva Polomanei Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..128

Palabras clave:

Desenho, deficiente auditivo, técnicas

Resumen

O projeto de extensão “As linguagens do desenho e da pintura levada ao deficiente auditivo no município de São Mateus do Sul” , teve o objetivo  de oportunizar aos alunos  surdos o contato com a linguagem do desenho e da pintura, o uso de materiais e  técnicas, experiências dentro da atividade específica, promovendo sua alfabetização visual-estética, através do  desenho e da pintura. A exploração e manipulação dos elementos estruturais dessa linguagem, levada a alunos na faixa etária de aproximadamente 8 à 28 anos  no CAES (Centro Especializado na Área da Surdez). Os alunos são residentes em São Mateus do Sul, centro, bairros e interior. Constituiu na aplicação de técnicas de desenho elaboradas por WONG (1998) e BARBOSA (2004). A idéia de desenvolver um projeto que utiliza a linguagem do desenho começa pela preocupação diária encontrada em sala de aula onde se percebe que a comunidade não tem acesso às aulas de desenho, bem como não tem o conhecimento do uso de materiais adequados, técnicas e espaços para sua produção. Nos encontros os alunos conheceram materiais e técnicas e puderam compreender suas diversas oportunidades de uso.

Publicado

2012-04-11

Cómo citar

CHAGAS, Joseane dos Santos; POLOMANEI, Maria Benedita de Paula e Silva. AS LINGUAGENS DO DESENHO E DA PINTURA LEVADA AO DEFICIENTE AUDITIVO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO SUL. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 2esp., p. p. 395–400, 2012. DOI: 10.24302/agora.v16i2esp.128. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/128. Acesso em: 1 may. 2025.