Aquisição do conhecimento – fronteiras cognitivas: a linguagem no processo de aprendizagem com fundamento na neurociência

Authors

  • Vilson Pohlenz Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i2.431

Keywords:

Neurociência. Conhecimento cognitivo. Linguagem oral. Pensamento. EaD.

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo sobre a aquisição do conhecimento fundamentado na neurociência, descrevendo a apropriação pelo cérebro das informações e suas regiões responsáveis pela fala e compreensão desta. Desde os estudos da biologia e fisiologia do cérebro até o cotejamento das teorias que tratam da aquisição da linguagem oral ou escrita, indigitando a relação da aprendizagem em EAD. Ao concluir este trabalho investigativo na bibliografia estudada, constatou-se que ainda se tem pouca compreensão do processo de aquisição do conhecimento e que a ciência tem um longo e produtivo caminho a percorrer, o que se tem certeza é que o aprofundamento do estudo na compreensão do fenômeno biológico, neurológico e psicocognitivo em linguagem – seja oral ou escrita, é fundamental para aprimoramento de estratégias nos processos da aprendizagem em EAD.

Author Biography

  • Vilson Pohlenz, Universidade do Contestado
    Educação

Published

2013-12-05

Issue

Section

Artigos

How to Cite

POHLENZ, Vilson. Aquisição do conhecimento – fronteiras cognitivas: a linguagem no processo de aprendizagem com fundamento na neurociência. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 104–119, 2013. DOI: 10.24302/agora.v18i2.431. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/431. Acesso em: 1 may. 2025.