A visão dos profissionais contábeis de Santa Catarina sobre as novas normas contábeis

Authors

  • Renan Caramori Universidade do Contestado
  • Fernando Maciel Ramos Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i2.334

Keywords:

Contabilidade, International Financial Reporting, Harmonização Contábil.

Abstract

A pretensão pela criação de uma contabilidade semelhante internacionalmente é um grande objetivo da Ciência Contábil há muitos anos. Em 2005, as normas internacionais de contabilidade (IFRS) deram um grande passo em busca da convergência mundial. A obrigatoriedade de seu uso pelas empresas listadas em bolsas da união europeia foi fundamental para dar propulsão ao projeto de harmonização contábil internacional, além de fomentar o interesse das demais organizações internacionais em se adequar aos novos parâmetros europeus. No Brasil, a adoção das IFRS começou em 2008 com as grandes companhias, sendo que em 2010 seu uso foi obrigatório para companhias de pequeno e médio porte. Diante deste recente contexto contábil, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais contábeis em relação às novas normas internacionais de contabilidade. Para atender a pesquisa, foi elaborado um questionário composto por 12 questões, posteriormente enviado aos 19.571 contadores de Santa Catarina com o auxílio do Conselho Regional de Contabilidade. Obteve-se retorno de 315 questionários, que foram analisados utilizando estatística descritiva. Com os resultados obtidos pode-se observar que a taxa de contadores insatisfeitos ou desatualizados sobre as novas regras contábeis ainda é um fator preocupante para a profissão.

Author Biographies

  • Renan Caramori, Universidade do Contestado
    Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado – UnC/Campus Concórdia. Bolsista de Iniciação Científica do programa de pesquisa do artigo 170.
  • Fernando Maciel Ramos, Universidade do Contestado
    Mestrando do PPG em Ciências Contábeis da FURB. Especialista em Auditoria, Controladoria, Perícia Contábil e Gerência Contábil. Prof.º do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado – UnC/Campus Concórdia

Published

2013-12-05

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CARAMORI, Renan; RAMOS, Fernando Maciel. A visão dos profissionais contábeis de Santa Catarina sobre as novas normas contábeis. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 202–221, 2013. DOI: 10.24302/agora.v18i2.334. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/334. Acesso em: 1 may. 2025.