A superação da fragmentação do saber por meio da interdisciplinaridade

Authors

  • Roberto Mathias Susin Universidade do Contestado - UnC
  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Regional de Blumenau
  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i1.281

Keywords:

Interdisciplinaridade, Fragmentação, Metodologia

Abstract

Este artigo foi elaborado como parte integrante das atividades do Programa de Pós Graduação a nível Strictu Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), tendo como objetivo analisar os resultados do projeto “Simetria na Natureza”. O projeto foi direcionado a uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede Estadual, em Tijucas, de maio a junho de 2012, abordando a integração entre Ciências e Matemática, buscando romper com o ensino fragmentado, visando a reciprocidade e a interação entre as duas áreas do conhecimento. O tema escolhido “Simetria na Natureza” direcionou o estudante a relacionar elementos da natureza com os conhecimentos de Matemática, destacando a importância da interdisciplinaridade no ambiente escolar.

Author Biography

  • Roberto Mathias Susin, Universidade do Contestado - UnC

    Graduação na área de engenharia elétrica, mestrado em engenharia mecânica, pesquisador nível doutorado em educação científica e professor de curso superior em engenharia elétrica e cálculo.

Published

2013-04-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SUSIN, Roberto Mathias; BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio. A superação da fragmentação do saber por meio da interdisciplinaridade. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 44–54, 2013. DOI: 10.24302/agora.v18i1.281. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/281. Acesso em: 1 may. 2025.