Análise do grau de orientação para os Stakeholders das empresas de capital aberto da Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v21i2.1376Keywords:
Estratégia. Stakeholder. Orientação para Stakeholders. Desempenho da Empresa. Empresa de Capital Aberto.Abstract
Trata-se de uma replicação adaptada do artigo Developing a Scale for Stakeholder Orientation, pois objetivou analisar o grau de orientação para stakeholders das empresas de capital aberto da região sul do Brasil. Logo quatro categorias de stakeholders primários foram selecionadas: clientes, concorrentes, acionistas e colaboradores. Aplicou questionário com questões fechadas (escala de Likert). Realizou análise de correlação entre os itens dos questionários com seus stakeholders. Os resultados apresentam semelhança com o estudo original, que pode ser considerada uma tendência das empresas de capital aberto, porém não pode ser confirmada de que há correlação entre o grau de orientação para stakeholders e desempenho da empresa. Mesmo assim, pode evidenciar que existem correlação e alinhamento dos itens, embora tenham abordagem diferentes.Downloads
Published
2017-02-15
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
How to Cite
CINTRA, Renato Fabiano; OGUIDO, Wagner Seiki; CARVALHO, Antonio Oliveira de; AMÂNCIO-VIEIRA, Saulo Fabiano. Análise do grau de orientação para os Stakeholders das empresas de capital aberto da Região Sul do Brasil. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 55–75, 2017. DOI: 10.24302/agora.v21i2.1376. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/1376. Acesso em: 1 may. 2025.