Avaliação dos cursos de graduação à distância de uma universidade privada: um estudo quantitativo sob a perspectiva dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.893Palavras-chave:
Educação a Distância. Modelo Brasileiro. Fatores Estruturantes.Resumo
Num cenário onde ocorrem rápidas e intensas mudanças a educação é apontada como fator de diferenciação. É importante, por isso, ampliar a oferta de oportunidades de estudos em todos os níveis educacionais e para todas as idades. Um em cada 73 brasileiros estuda a distância. É inquestionável que o Brasil está em franco crescimento e consolidação da educação à distância, principalmente no nível superior e nos cursos de pós-graduação. Algumas das razões principais para esse crescimento rápido é a demanda reprimida de alunos não atendidos, principalmente por motivos econômicos e pela flexibilidade de tempo e acesso geográfico ao local de aprendizado. Para fornecer um panorama descritivo geral da pesquisa, foram utilizadas rotinas específicas do SPSS que fornecem tanto estatísticas descritivas, frequências percentuais e escores médios, quanto análises multivariadas. Diante dos resultados expostos pode-se inferir uma divisão importante entre os fatores que sintetizam às variáveis pertinentes ao estudo em questão, logo essa divisão entre aspectos pedagógicos, estrutura de apoio, conexão de internet e a dedicação do próprio discente compõe um bom cenário que sustenta a educação a distância no modelo brasileiro.Downloads
Publicado
2015-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
ANDRADE, Gustavo Henrique Nogueira de; ANDRADE, Diego César Terra de; MIZAEL, Glener Alvarenga. Avaliação dos cursos de graduação à distância de uma universidade privada: um estudo quantitativo sob a perspectiva dos alunos. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 4–23, 2015. DOI: 10.24302/agora.v19i2.893. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/893. Acesso em: 1 maio. 2025.