Gestão feminina: a presença das mulheres na liderança de empresas

Autores

  • Eduardo Silva Metz

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.667

Palavras-chave:

Liderança. Mulher. Gestão feminina.

Resumo

A presença da mulher no mercado de trabalho é um fator de atualização das empresas na atualidade. Por isso, torna-se interessante investigar quais as características da mulher nos cargos de liderança. A busca pela manutenção das mulheres nas empresas é constante, mas questões sobre o acesso a cargos de gestão ainda devem ser discutidas. Estudaram-se as dificuldades da manutenção da mulher em ambientes culturalmente preenchidos pelo público masculino, principalmente em cargos de gestão, pois existem barreiras tanto externas quanto internas, ou seja, obstáculos criados pelas empresas e pelas próprias mulheres. Concluiu-se que as empresas devem ser mais flexíveis, a fim de aproveitar os benefícios da liderança feminina, como o relacionamento colaborativo e a tendência a inovação. Mas também deve partir delas o desejo de ser líder.

Biografia do Autor

  • Eduardo Silva Metz
    Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano, Brasil (2010). Psicólogo da Prefeitura Municipal de Jari , Brasil

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

METZ, Eduardo Silva. Gestão feminina: a presença das mulheres na liderança de empresas. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 169–178, 2015. DOI: 10.24302/agora.v19i2.667. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/667. Acesso em: 1 maio. 2025.