Implementação de FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) em uma indústria de fabricação de milho em conserva: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v29.5676

Resumo

Garantir a qualidade e a segurança alimentar é um desafio para muitas empresas, pois isto afeta a sustentabilidade do negócio. Foi identificada a falta de estudos focados na aplicação de ferramentas de avaliação de risco na indústria alimentícia por meio da revisão da literatura. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação da Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA) para identificar riscos potenciais e como preveni-los, para garantir os requisitos de qualidade em uma planta de alimentos de milho. Este artigo segue uma abordagem de estudo de caso, com base em uma metodologia qualitativa. Durante a execução da FMEA, os perigos e controles de mitigação foram identificados. Os resultados fornecem evidências de como a FMEA pode ser eficaz, mostrando as vulnerabilidades do fluxo de produção, controles a serem implementados e como priorizar as ações. A FMEA contribuiu para o gerenciamento dos riscos encontrados para a empresa onde o estudo de caso foi conduzido. Este estudo de caso pode ser seguido por outras empresas e diferentes tecnologias de processamento, extrapolando a indústria alimentícia.

Palavras-chave: FMEA; qualidade; perigo; milho; indústria alimentícia.

Biografia do Autor

  • Vitoria Rigo de Bacher, Universidade Federal de Goiás

    Mestranda em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Goiás. Aparecida de Goiânia. Goiás. Brasil.

  • Júlio César Valandro Soares, Universidade Federal de Goiás

    Pós-doutor em Empreendedorismo. Universidade Federal de Goiás. Aparecida de Goiânia. Goiás. Brasil.

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BACHER, Vitoria Rigo de; SOARES, Júlio César Valandro. Implementação de FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) em uma indústria de fabricação de milho em conserva: um estudo de caso. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 29, p. 233–247, 2024. DOI: 10.24302/agora.v29.5676. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/5676. Acesso em: 1 maio. 2025.