Atendimentos priorizados e redução do tempo de espera: proposta de melhorias em um pronto atendimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v29.5498

Resumo

Organizações de várias naturezas e atividades têm buscado implementar melhorias em seus processos a partir dos conceitos da filosofia lean. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os tempos de atendimento dos pacientes que adentram ao Hospital Geral Alfa, e propor alternativas para reduzir o tempo de espera até a recepção do médico. Foram avaliados os tempos de espera entre os anos de 2017 a 2019, utilizando o Protocolo de Triagem de Manchester como referência. Verificou-se um total de 167.743 registros de atendimento, constatando não haver diferença estatística para os tempos de espera em situações classificadas como emergência, muito urgente e urgente. Observou-se, ainda, a prevalência de atendimentos para pacientes com risco intermediário (aproximadamente 84,43%). Depreendeu-se que tal fato, por sua vez, pode estar sobrecarregando a estrutura médica e de enfermagem, bem como impedindo que os casos prioritários sejam atendimentos em menor tempo. Com base nesses dados, a partir da metodologia 5W2H, foram propostas melhorias a fim de manter a estrutura médica hospitalar disponível para os casos mais graves e reduzir os tempos de atendimento para urgência e – sobretudo - emergência. Dentre as contribuições, citam-se à abordagem a problemas que impactam direta ou indiretamente a todos aqueles que necessitam de acolhimento e cuidados nos pronto-atendimento hospitalares e a ampliação das possiblidades para identificar potenciais causas do elevado tempo de espera em situações similares. A não consideração das situações relativas à pandemia de COVID-19 representa uma das limitações da pesquisa.

Palavras-chave: Lean healthcare; urgência e emergência; hospital, filas de espera.

Biografia do Autor

  • Fabricio Baron Mussi, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Administração pela PUC.PR. Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu. Paraná. Brasil.

  • Laís Carolini Krudycz, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MUSSI, Fabricio Baron; KRUDYCZ, Laís Carolini. Atendimentos priorizados e redução do tempo de espera: proposta de melhorias em um pronto atendimento. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 29, p. 214–232, 2024. DOI: 10.24302/agora.v29.5498. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/5498. Acesso em: 1 maio. 2025.