Estudo observacional acerca das estratégias cooperativas em ambientes conflituosos no filme “o banqueiro da resistência”

Autores

  • Francisco Henrique dos Santos Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI)
  • Nivea Maria Oliveira Costa Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI)
  • Juliana Carvalho de Sousa UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)
  • Charles Nunes Bezerra Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI)
  • Joyce Silva Soares de Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2857

Resumo

Mudanças em contexto global transformam a definição de estratégias corporativas. Passagens históricas abruptas afetaram o contexto socioeconômico, e diante isto, faz-se necessário a compreensão do ambiente, tornando-se essencial a obtenção de parceria e alianças. O presente estudo tem como objetivo analisar a obra cinematográfica, baseada em fatos reais, “O banqueiro da resistência”, através de abordagem qualitativa observacional, bem como verificar as estratégias utilizadas com relação as parcerias e alianças corporativas e a influências das mesmas em meio ao ambiente conflituoso. O texto aborda aspectos estratégicos e modelos de estratégias cooperativas, como também a sustentabilidade estratégica, a geração de valor competitivo, análise de riscos estratégicos e a importância do grau de confiabilidade nas parcerias. O filme apresentou em diversos pontos ligações e interações visuais com as teorias, suscitando considerações relevante a utilização da estratégia cooperativa como geradora de vantagens competitivas e a pertinência de sua sustentabilidade.

Palavras chaves: Estratégias cooperativas. Alianças e Parcerias. Estudo observacional.

Biografia do Autor

  • Francisco Henrique dos Santos , Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI)

    Graduando em Administração pela Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI). Limoeiro. Ceará. Brasil.

  • Nivea Maria Oliveira Costa , Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI)

    Graduanda em Administração pela Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI). Limoeiro. Ceará. Brasil.

  • Juliana Carvalho de Sousa, UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)

    Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Limoeiro. Ceará. Brasil.

  • Charles Nunes Bezerra , Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI)

    Especialista em Gestão de Marketing e Recursos Humanos pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Docente da Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI). Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

  • Joyce Silva Soares de Lima , Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

    Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mossoró. Rio Grande do Norte. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS , Francisco Henrique dos; COSTA , Nivea Maria Oliveira; SOUSA, Juliana Carvalho de; BEZERRA , Charles Nunes; LIMA , Joyce Silva Soares de. Estudo observacional acerca das estratégias cooperativas em ambientes conflituosos no filme “o banqueiro da resistência”. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 25, p. 76–91, 2020. DOI: 10.24302/agora.v25i0.2857. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/2857. Acesso em: 1 maio. 2025.