A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE DO CLIENTE NA SAÚDE MENTAL E NA PRÁTICA CLÍNICA DA PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.20Palavras-chave:
Religiosidade, Saúde mental, PsicologiaResumo
Trata-se de um trabalho de revisão de pesquisas e publicações científicas destinadas a associar a religiosidade com a saúde mental e a prática clínica da Psicologia. Neste sentido, os dados encontrados apontam tanto para aspectos positivos, quanto para questões negativas da associação da religiosidade com a saúde mental. Positivamente, a mesma é vista quando está associada à promoção de estilos de vida ligados a cuidados maiores com a saúde, no apoio e enfrentamento de situações estressantes. Já negativamente, é vista quando associada a discursos sobre o pecado contribuindo para patologias e culpas. Quanto a prática clínica da Psicologia, a revisão bibliográfica das pesquisas publicadas a respeito deste tema permite observar que existem não apenas estratégias para lidar com o surgimento da religiosidade do cliente no espaço terapêutico, mas também a possibilidade de utilizar a própria religiosidade dos mesmos como recursos que visam atingir objetivos ligados à promoção de saúde.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Como Citar
HENNING, Martha Caroline; GERONASSO, Tadeu David. A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE DO CLIENTE NA SAÚDE MENTAL E NA PRÁTICA CLÍNICA DA PSICOLOGIA. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. p. 171–176, 2011. DOI: 10.24302/agora.v16i1.20. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/20. Acesso em: 1 maio. 2025.