A AMAMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA SOB AS “LENTES” DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.179Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Adolescente, EnfermagemResumo
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi descrever o processo de amamentação de mães adolescentes, as quais tiveram seus filhos em uma maternidade pública intitulada como “Hospital Amigo da Criança”. Utilizou-se como modalidade metodológica a Representação Social e como recurso para análise de dados o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A coleta de dados foi realizada no mês de março de 2006, sendo que os sujeitos constituíram-se de cinco adolescentes que tiveram seus filhos no ano de 2005, na maternidade Dona Catarina Kusss, localizado em Mafra/SC. Por meio dos depoimentos colhidos concluiu-se que, a experiência da amamentação para adolescentes, representa um evento importante de crescimento pessoal e formação de vínculo afetivo com o filho recém-nascido, e pode ser uma experiência prazerosa de sucesso, se tiver incentivo de uma rede de apoio efetiva (família, comunidade e profissionais de saúde).Downloads
Publicado
2012-05-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Como Citar
WIECZORKIEVICZ, Adriana Moro; SOUZA, Kleyde Ventura de. A AMAMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA SOB AS “LENTES” DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 37–48, 2012. DOI: 10.24302/agora.v17i2.179. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/179. Acesso em: 1 maio. 2025.