DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Authors

  • Angelo Scolaro Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..150

Keywords:

dificuldade psicomotora, dificuldade de leitura e dificuldade de escrita

Abstract

Os fatores de desenvolvimento psicomotor que influem na aprendizagem da leitura e escrita são muitos; tais como os psicológicos, os sociais, os ambientais e outros. O desenvolvimento do estudo sobre a freqüência em que se cruzam os traços de dificuldade psicomotora e os traços de dificuldades na leitura e escrita contou com a participação de uma amostra de dez alunos da segunda série do ensino fundamental matutino e vespertino da escola básica Sólon Rosa. Através de um questionário e com base nele, foram selecionados e analisados com os objetivos de pesquisar os traços de dificuldades de aprendizagem referentes à leitura e escrita e, verificar os traços de dificuldades psicomotoras. Foram realizadas intervenções através de triagem na sala de aula e da bateria psicomotora, individualmente. As atividades da bateria psicomotora foram baseadas na Escala Motora proposta por Fonseca (1995) e Rosa Neto (2002), com o objetivo de caracterizar possíveis ligações entre os traços de dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e os traços de dificuldades psicomotoras. Foram tabulados os dados da pesquisa exploratória e sua análise, respondeu a questão; os alunos com traços de dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita também demonstram traços de dificuldades motoras.

Published

2012-04-12

How to Cite

SCOLARO, Angelo. DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 2esp., p. p. 616–628, 2012. DOI: 10.24302/agora.v16i2esp.150. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/150. Acesso em: 1 may. 2025.