DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO: UMA IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS POSSIVEIS DE SEREM PRODUZIDOS PARA A COMERCIALIZAÇÃO NOS MERCADOS LOCAIS DA CIDADE DE CANOINHAS

Authors

  • Edenir Assis Leite de Paula Rocha Universidade do Contestado
  • Reinaldo Knorek Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..149

Keywords:

Desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento endógeno. Região

Abstract

O projeto de pesquisa realizou-se no período de março a dezembro de 2008 nos principais supermercados da cidade de Canoinhas-SC, seguindo a linha de pesquisa das ciências sociais aplicadas, utilizando um IDC – índice de coleta de dados, que continha questões sobre a realidade do fornecimento e consumo de produtos no município, sendo aplicado junto aos gerentes e supervisores destes estabelecimentos. Ao ser observada a necessidade de difundir o desenvolvimento endógeno nas sociedades e inserir os ideais de sustentabilidade na produção e comercialização locais, objetivou-se a identificação de produtos possíveis de produção na própria região que são comercializados. Para tanto, o projeto aplicou os conceitos de desenvolvimento sustentável e regional, trabalhando-os no embasamento teórico e vinculando-os à prática de pesquisa. Procurando identificar os produtos que poderiam ser produzidos devido à oportunidade que estaria presente no mercado regional, observando a oferta e a demanda destes. Nos resultados verificaram-se características e deficiências no fornecimento de produtos no município que poderão auxiliar futuramente os produtores da região e consequentemente os varejistas.

Published

2012-04-12

How to Cite

ROCHA, Edenir Assis Leite de Paula; KNOREK, Reinaldo. DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO: UMA IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS POSSIVEIS DE SEREM PRODUZIDOS PARA A COMERCIALIZAÇÃO NOS MERCADOS LOCAIS DA CIDADE DE CANOINHAS. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 2esp., p. p. 603–615, 2012. DOI: 10.24302/agora.v16i2esp.149. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/149. Acesso em: 1 may. 2025.