A ORGANIZAÇÃO SOLÍDARIA DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLAVEL DO DISTRITO DE SÃO CRISTOVÃO MUNICÍPIO DE TRÊS BARRAS COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Wilson Luis Corrêa Universidade do Contestado
  • Sandro Luiz Bassanella Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..105

Palavras-chave:

Cooperativismo, Economia Solidária, Associativismo

Resumo

Este projeto de pesquisa teve como objetivo analisar a partir de pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo através de questionários, encontrar viabilidades da economia solidária como possibilidade de desenvolvimento humano e econômico no Distrito de São Cristóvão no município de Três Barras, e procurar elucidar os padrões que definem os funcionamentos da autogestão, das associações, dos grupos de trabalho, mais especificamente em economia solidária. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar a possibilidade da contribuição da economia solidária para o desenvolvimento humano e econômico do município de Três Barras, desde que um conjunto de variáveis políticas, econômicas e culturais forem se desenvolvendo. Entre elas: investimentos em políticas de apoio e inserção da Universidade do Contestado na região, tanto quanto das Prefeituras e Secretarias de Desenvolvimento Regional e outras instâncias públicas com incidência direta, ou mesmo, indireta na articulação econômica do município.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

CORRÊA, Wilson Luis; BASSANELLA, Sandro Luiz. A ORGANIZAÇÃO SOLÍDARIA DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLAVEL DO DISTRITO DE SÃO CRISTOVÃO MUNICÍPIO DE TRÊS BARRAS COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 2esp., p. p. 140–149, 2012. DOI: 10.24302/agora.v16i2esp.105. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/105. Acesso em: 1 maio. 2025.