Projeto expressão

a construção interprofissional de um projeto de saúde mental para adolescentes

Autores

  • Eduardo Maciel Anunciação Universidade Federal do Paraná.
  • Guilherme Vieira Pagotto Universidade Federal do Paraná
  • Sara Aparecida Mota Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Graziella Esmanhotto Facin Unidade Básica de Saúde em Piraquara.
  • Helaine Cardoso Martins Unidade Básica de Saúde em Piraquara.
  • Pammela Monteiro da Silva Rodrigues Unidade Básica de Saúde em Piraquara.
  • Edison Luiz Almeida Tizzot Universidade Federal do Paraná.
  • Lucélia Justino Borges Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3391

Resumo

Introdução: Por meio de atividades interdisciplinares experienciadas pelo grupo tutorial Promoção da Saúde, do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Paraná, em Piraquara-PR, detectou-se demanda relacionada à saúde mental de adolescentes, que foi relatada pela população, profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e profissionais da educação nas escolas estaduais da área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir disso foi proposto o “Projeto Expressão”, que tem como objetivo socializar conhecimentos, vivências e reflexões com os adolescentes acerca das questões psicossociais que podem influenciar sua saúde mental1. Este projeto foi construído por acadêmicos, preceptores e tutores do PET-Saúde Interprofissionalidade (dos cursos de Educação Física, Medicina e Odontologia), com o apoio da psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), e profissionais da ESF. Objetivo: Relatar a experiência interprofissional de acadêmicos na elaboração do Projeto Expressão, voltado à saúde mental de adolescentes. Metodologia: Foram realizadas reuniões com os tutores e preceptores para estruturar o processo de trabalho a ser desenvolvido com os jovens de 12 a 18 anos. Posteriormente, a psicóloga do NASF-AB, realizou considerações e auxiliou o grupo para o desenvolvimento das ações propostas. Deste modo, o projeto foi construído e apresentado à coordenação do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do CISA (Centro de Inclusão Social do Adolescente), para análise, considerações e aprovação.  Resultados: Foram elaborados seis encontros do projeto Expressão, abordando temas identificados como prioritários em relação à saúde mental do público-alvo, que foram: identidade, afetividade, autoestima, sexualidade, desconstrução de estigmas sociais, racismo estrutural e interpessoal2. Dois encontros foram efetivamente realizados, até a interrupção das atividades presenciais do PET-Saúde, devido à pandemia. O projeto ocorreu simultaneamente em dois locais do município (CRAS e CISA) e até 10 adolescentes estiveram presentes em cada encontro. As atividades visavam o engajamento ativo dos participantes nas temáticas abordadas, oportunizando a fala, a escuta ativa e o acolhimento, por meio de rodas de conversa e dinâmicas de grupo, para desenvolver autonomia no cuidado da própria saúde mental. Considerações Finais: A interprofissionalidade foi a base para o planejamento e concretização do projeto, que reuniu informações, opiniões e participações da rede de atenção à saúde, bem como oportunizou a intersetorialidade.  Além disso, para o grupo PET-Saúde, configurou-se em uma experiência de trabalho coletivo e intersetorial, aprimorando habilidades interprofissionais e usufruindo das potencialidades colaborativas3 em ações aplicadas à realidade local.

Palavras-chave: Saúde mental. Saúde pública. Educação interprofissional. Estratégia Saúde da família. Saúde do adolescente.

Biografia do Autor

Eduardo Maciel Anunciação, Universidade Federal do Paraná.

Acadêmico. Cursando Bacharelado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Guilherme Vieira Pagotto, Universidade Federal do Paraná

Acadêmico. Cursando Medicina na Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Sara Aparecida Mota Gomes, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica. Cursando Odontologia na Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Graziella Esmanhotto Facin, Unidade Básica de Saúde em Piraquara.

Preceptora. Médica de família atuante em Unidade Básica de Saúde em Piraquara. Paraná. Brasil. 

Helaine Cardoso Martins, Unidade Básica de Saúde em Piraquara.

Preceptora. Cirurgiã-dentista atuante em Unidade Básica de Saúde em Piraquara. Paraná. Brasil.

Pammela Monteiro da Silva Rodrigues, Unidade Básica de Saúde em Piraquara.

Preceptora. Cirurgiã-dentista atuante em Unidade Básica de Saúde em Piraquara. Paraná. Brasil.

Edison Luiz Almeida Tizzot, Universidade Federal do Paraná.

Tutor. Professor do Departamento de Medicina Integrada e Vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Lucélia Justino Borges, Universidade Federal do Paraná.

Tutora. Professora do Departamento de Educação Física do setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Anunciação, E. M. ., Pagotto, G. V. ., Gomes, S. A. M. ., Facin, G. E., Martins, H. C. ., Rodrigues, P. M. da S. ., Tizzot, E. L. A. ., & Borges, L. J. . (2020). Projeto expressão: a construção interprofissional de um projeto de saúde mental para adolescentes. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 93–94. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3391