O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Somente serão aceitas pesquisas que envolvam seres humanos que tenham aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. As pesquisas com animais deverão ter a aprovação na Comissão de ética no uso e experimentação com animais (CEUA), de acordo com os preceitos da Resolução 466/12. O termo consubstanciado de aprovação deverá ser anexado como documento suplementar.

Diretrizes para Autores

Forma e preparação de manuscritos

A Saúde e Meio Ambiente: Revista interdisciplinar aceita relato de casos, artigos originais e revisões sistemáticas que tragam novas contribuições.

1) Relato de caso: serão aceitos mediante aprovação do editor e somente para casos raros. Devem conter: introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão, referências. O texto deve conter no máximo 4.000 palavras e conter no máximo 05 ilustrações que devem ser inseridas no corpo do texto e serem identificadas por número arábico na parte superior da ilustração, a qual deve estar com formatação conforme normas. Usar fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5.

2) Artigo original: deve conter introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (opcional) e referências. O texto máximo deve ter 6000 palavras e conter no máximo 05 ilustrações. As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto e serem identificadas por número arábico na parte superior da ilustração. Para artigos que envolvam seres humanos, é obrigatório mencionar o número do parecer consubstanciado do Comitê de Ética, e anexar o parecer em documentos suplementares. Usar fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5.

3) Revisão sistemática: baseada em estudo crítico, que contribua com novas discussões na área científica. Deve conter: Introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão, referências. O texto deve ter no máximo 6000 palavras e conter até 05 ilustrações que devem ser inseridas no corpo do texto e serem identificadas por número arábico na parte superior da ilustração. Usar fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5.

Os trabalhos serão aceitos em português ou inglês. O texto deve conter o título em português e em inglês, assim como o resumo e palavras chave e abstract e key words. Aceita-se o máximo de 06 autores por artigo que devidamente tenham contribuído para o processo de desenvolvimento do manuscrito.  Caso o artigo seja submetido em inglês, deve vir com a declaração de revisão do inglês, por profissional habilitado.

Para submeter o artigo devem observar a seguinte estrutura:

Primeira página: deverá conter o nome dos autores, afiliação, e-mail de cada um. Deve conter a indicação do autor correspondente com endereço completo, e-mail e telefone. Esta página inicial deverá ser anexada em documentos suplementares. Não é permitido a identificação dos autores no documento principal pelo princípio de revisão as cegas.

Estrutura do manuscrito

Título em português e em inglês

Resumo no máximo até 250 palavras, estruturado em breve introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. A última linha deve descrever as palavras chave (mínimo 3 e no máximo 5, de acordo com o DeCs). A mesma estrutura recomenda-se para o abstract, e suas Key words devem ser buscadas no MeSH. As palavras chave e Key words devem vir separadas por ponto.

 Introdução: deve conter referências atuais (preferencialmente dos últimos 5 anos), e indicar de forma breve o objetivo do estudo, indicando pontos de relevância do assunto abordado. A última linha da introdução deve contemplar o objetivo do estudo.

Metodologia: devem oferecer informações suficientes que possibilitem a reprodução da pesquisa. É necessário referenciar as técnicas e métodos utilizados.

Resultados: descrição dos dados obtidos. Podem ser apresentados por ilustrações (figuras, tabelas, gráficos). As ilustrações ficam limitadas a 05 em todo o trabalho.  

Discussão: irá relacionar e amparar os dados obtidos conforme a literatura, tendo como subsídios conhecimentos prévios. Incentiva-se o uso de literatura recentes (últimos 05 anos). Neste tópico não devem ser repetidos dados numéricos obtidos em resultados. É o momento em que o autor tem para argumentar e sustentar os achados de sua pesquisa com base na literatura e apontar novos conhecimentos.

Conclusão: deve ser sucinta e responder aos objetivos. Não deve conter referências e nem dados de resultados.

Referências: devem ser citadas no texto no sistema numérico. Adota-se o estilo Vancouver como normas. Serão aceitas no mínimo 20 referências e no máximo 30 para relatos de caso e artigos originais. Para a revisão serão aceitos no mínimo 40 referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.