Perfil de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em estudantes de medicina

Autores

  • Daniel Rogério Petreça Universidade do Contestado
  • Michele Aparecida Kunzler Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/rmedunc.v1.4539

Palavras-chave:

Universitários, Fatores de risco, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Resumo

Estudantes podem apresentar modificações no estilo de vida ao iniciar no ambiente universitário. Mudanças como aumento das responsabilidades, a pressão dos estudos pode colocar esse público como vulnerável a condutas de risco à saúde. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar o perfil de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) em estudantes de medicina. A amostra foi composta por 180 estudantes. Foi aplicado perguntas sociodemográficas, o questionário Indicadores de saúde e qualidade de vida de acadêmicos e obtido o índice de massa corporal. Os dados foram obtidos por meio do Google Forms e analisados por meio de estatística descritiva. A média de idade foi de 22,68 (DP=5,27) anos. Quanto a percepção do estado de saúde, 50% (n=90) relataram ser “muito ruim a regular” e 42,8% (n=77) se diz “quase ou sempre estressado”. A satisfação com o sono foi identificada em 35,6% (n=64) dos estudantes e hora dormidas foram maiores nos finais de semana do que nos dias de semana. Cerca de 59,8% (n=108) mencionaram não usar protetor solar frequentemente. Níveis baixos de diabetes 2,8% (n=5) e hipertensão arterial (10%; n=18) foram observados. Entretanto, 21,1% (n=38) relataram ter colesterol aumentado. Cerca de 31,9% dos estudantes estão acima do peso e 50,6% (n=91) mencionaram não realizar atividade física no tempo livre. Foi verificado consumo razoável de frutas e verduras e baixo consumo de salgadinhos e refrigerantes. Cerca de 7,2% (n=13) são fumantes. Com os dados obtidos é possível identificar fatores de risco para DCNTs importantes. Isso pode influenciar no desempenho acadêmico e na saúde dos estudantes.

Biografia do Autor

Daniel Rogério Petreça, Universidade do Contestado

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Docente da Universidade do Contestado Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Michele Aparecida Kunzler, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-02

Como Citar

Petreça, D. R., & Kunzler, M. A. (2022). Perfil de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em estudantes de medicina. Revista De Medicina UNC, 1, 2–17. https://doi.org/10.24302/rmedunc.v1.4539

Edição

Seção

Artigos