Aquisição de produtos da agricultura familiar para o PNAE em três regiões do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4673

Resumo

As alterações ocorridas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ao decorrer do tempo, inseriram a política pública no escopo do desenvolvimento rural sustentável, tornando importante a avaliação de sua efetividade sob tal ótica de estudo. O objetivo desta pesquisa foi analisar quantitativamente a aplicação de recursos do PNAE na aquisição de alimentos da agricultura familiar nos 28 municípios das Regiões Geográficas Imediatas (RGI) de Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon, no Paraná entre 2016 e 2019. Os dados secundários foram coletados de planilhas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ajustados quando necessário, deflacionados e processados em estatística analítica e espacial. Foi possível verificar que todos os municípios adquiriam e superaram o percentual mínimo exigido por Lei de compras da agricultura familiar para o PNAE, com exceção de dois municípios em 2016. Além disso, casos específicos de melhores e piores desempenhos na aplicação dos recursos para a agricultura familiar puderam ser evidenciados.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Políticas públicas. Segurança alimentar e nutricional. Merenda escolar. Mercados institucionais.

Biografia do Autor

Vinícius Mattia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro agrônomo, mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Marechal Cândido Rondon. Professor colaborador do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste.

Wilson João Zonin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Marechal Cândido Rondon.

Marcos Roberto Pires Gregolin, Universidad de la Cuenca del Prata

Tecnólogo em Agronegócio e em Gestão de Cooperativas, bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e Doutor em Extensão Rural. Pesquisador Nível Pós-Doutorado na Universidad de la Cuenca del Plata, Posadas, Missiones, Argentina.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Mattia, V., Zonin, W. J., & Gregolin, M. R. P. (2024). Aquisição de produtos da agricultura familiar para o PNAE em três regiões do Paraná. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 1–20. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4673

Edição

Seção

Artigos