Abordagem estratégica dos processos de desenvolvimento socioeconômico regional: o caso do COREDE VRP

Autores

  • João Carlos Bugs Universidade de Santa Cruz do Sul Faculdades Integradas de Taquara - Faccat
  • Dieter Rugard Siedenberg Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v3i2.435

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Desenvolvimento, Participação, Visão, COREDE.

Resumo

Este artigo procura analisar e responder uma questão central: como as decisões da sociedade civil no processo de Consulta Popular desencadeado anualmente no Rio Grande do Sul são enquadradas numa abordagem estratégica de planejamento? Para responder a esta questão procurou-se analisar o grau de importância e de urgência de cada projeto eleito na Consulta Popular de 2010 no COREDE VRP. As constatações da pesquisa realizada evidenciaram que os projetos eleitos integram, sobretudo, prioridades que atendem áreas de ação sob responsabilidade do Governo do Estado, caracterizando-se pelo gerenciamento de crises decorrentes de falhas no planejamento, o que leva a região a deixar de aproveitar a oportunidade para implementação de projetos capazes de alavancar o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

João Carlos Bugs, Universidade de Santa Cruz do Sul Faculdades Integradas de Taquara - Faccat

Administração de Empresas. Desenvolvimento Regional e Territorial

Dieter Rugard Siedenberg, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela UNIJUÍ, com Mestrado em Planejamento Regional pela Universidade de Karlsruhe e Doutorado em Geografia pela Universidade de Tübingen, na Alemanha. Docente no Curso de Administração e no Mestrado em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2013-10-25

Como Citar

Bugs, J. C., & Siedenberg, D. R. (2013). Abordagem estratégica dos processos de desenvolvimento socioeconômico regional: o caso do COREDE VRP. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 3(2), 114–134. https://doi.org/10.24302/drd.v3i2.435

Edição

Seção

Artigos