A sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura orgânica de Porto Alegre-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.4222

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo avaliar a sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura orgânica de Porto Alegre. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e posterior análise de conteúdo. Os resultados mostram que na sustentabilidade econômica, a agricultura orgânica pode ser considerada uma atividade viável financeiramente, além de contribuir para a economia local através dos diferentes canais de comercialização que fornece alimentos saudáveis para a crescente população da cidade. Concernente à sustentabilidade social, a agricultura orgânica é desenvolvida em locais distantes do centro urbano e permite viabilizar o modo de vida dos agricultores com saúde, bem-estar, educação, acesso às informações, atividades de lazer, entre outros. Na sustentabilidade ambiental, observa-se que a agricultura orgânica é propícia para a área periurbana e auxilia na preservação ambiental. Conclui-se que agricultura orgânica é uma atividade sustentável que contribui para a segurança alimentar e na redução dos impactos ambientais.

Palavras-chave: Produção de alimentos. Cidades. Agricultura orgânica. Sustentabilidade.

Biografia do Autor

Deise de Oliveira Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em Agronegócios. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Administração-Universidade Federal de Santa Maria. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Agronegócios. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Leticia de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Agronegócios. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Alves, D. . de O., Schultz, G., & Oliveira, L. de. (2022). A sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura orgânica de Porto Alegre-RS. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 521–538. https://doi.org/10.24302/drd.v12.4222

Edição

Seção

Artigos