O Programa Planejamento Regional e Gestão da Cidade na Universidade Candido Mendes de Campos dos Goytacazes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4195

Resumo

O artigo mostra a trajetória histórica dos Programas de Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da Universidade Candido Mendes de Campos dos Goytacazes (UCAM-Campos), revela as trajetórias da Instituição de Ensino Superior à qual o Programa pertence e analisa as principais características e desafios enfrentados no período de 2001 a 2021. A metodologia é histórico-descritiva, baseada em literatura científica do ensino e das pesquisas em planejamento urbano e regional, documentos da área, plano institucional da UCAM e documentos do Programa. Os resultados mostram que o Programa tem respondido adequadamente às tendências da área não só graças à sua matriz institucional histórica de pensar o conhecimento aplicado à realidade e de forma multidisciplinar, integrando ensino, pesquisa e extensão, mas também por sua forte inserção regional. Os principais desafios são a sua internacionalização e a adequação de seu periódico aos padrões de qualidade dos periódicos científicos.

Palavras-chave: Trajetória institucional. Tendências da área PLURD. Região Norte Fluminense. Rio de Janeiro. Pós-graduação.

Biografia do Autor

Lia Hasenclever, Universidade Candido Mendes-Campos

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestra em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutora em Programa de Pós Graduação Em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é coordenadora do Programa de pós Graduação em Planejamento Regional e Gestão de cidades e Professora Aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e de Inovação, e Desenvolvimento, atuando principalmente nas seguintes aplicações: desenvolvimento econômico local; estudos industriais e de inovação nas indústrias farmacêutica, petroquímica, petrolífera, têxtil e confecções; e estado do Rio de Janeiro e suas regiões.

Eduardo Shimoda, Universidade Candido Mendes-Campos

Possui graduação em Zootecnia pela UFV (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Produção Animal pela UENF. Coordenou o curso de mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (POIC) na UCAM-Campos. Atua em pesquisas relacionadas a Indicadores de Qualidade na Educação e nas áreas de Qualidade em Serviços, Estatística aplicada à saúde, à educação e à agropecuária. É consultor em DataScience na Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes (ajudando na gestão de crise do COVID-19) e no LES/PUC-RIO. Também é consultor da CAPES, tendo atuado nos Grupos de Trabalho "Mestrados Profissionais" e "Produção Técnica", além de ter participado dos comitês de elaboração do documento de área da Produção Técnica e da Avaliação Quadrienal na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia. Atuou como consultor estatístico na área de Medicina III. 

Rosélia Piquet, Universidade Candido Mendes-Campos

Doutora em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, da qual tornou-se Professora Titular. Nessa Instituição foi coordenadora do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional e Decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Atuou também como coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da Universidade Candido Mendes. Tem artigos e livros publicados sobre os temas: desenvolvimento regional; planejamento regional e urbano; norte fluminense; desenvolvimento urbano; localização industrial; setor petrolífero; indústria e território.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Hasenclever, L., Shimoda, E., & Piquet, R. (2023). O Programa Planejamento Regional e Gestão da Cidade na Universidade Candido Mendes de Campos dos Goytacazes. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13(ed.esp.), 203–219. https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp.4195