Saúde única e tuberculose

comunicação entre os entes da administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.4076

Resumo

A tuberculose é uma doença reemergente de grande interesse epidemiológico para os órgãos vinculados à saúde pública. No âmbito das doenças zoonóticas, a tuberculose bovina é uma doença de evolução crônica causada pela bactéria Mycobacterium bovis. Este agente patológico acomete principalmente bovinos, além de animais domésticos e silvestres, podendo infectar seres humanos. A tuberculose continua tendo distribuição global e atingindo diversos países, principalmente aqueles em desenvolvimento, sendo assunto de grande importância nas definições de políticas públicas, no que concerne ao direito à saúde. Assim, neste artigo se verificou a concepção de saúde única incluindo a tuberculose como um agravo importante para saúde pública, e como os diferentes entes institucionais devem integrar as ações quando há o diagnóstico de tuberculose nos rebanhos bovinos ou na população em geral. Percebeu-se que para um enfrentamento mais efetivo da tuberculose zoonótica é necessária uma cadeia de informação bem estruturada que permita a circulação de informação entre os mais diversos órgãos, sobretudo secretarias e ministérios da agricultura, pecuária e abastecimento e saúde. Portanto, para o enfrentamento da tuberculose, é importante a aplicação de estratégias integrativas entre os órgãos de defesa sanitária animal e os de saúdes pública e ambiental, para que ocorra a troca de informações entre os diversos órgãos da administração.

Palavras-chave: Programas governamentais. Direito. Constituição. Mycobacterium bovis.

Biografia do Autor

Antônio Vasco de Oliveira Magalhaes Teles, Universidade do Contestado

Mestrando no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (PMDR, UNC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Daniele de Cassia Karvat, Universidade do Contestado

Médica Veterinária. Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (PMDR, UNC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Daniela Pedrassani, Universidade do Contestado

Doutora em Medicina Veterinária. Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado (PMDR, UNC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Teles, A. V. de O. M., Karvat, D. de C., & Pedrassani, D. (2022). Saúde única e tuberculose: comunicação entre os entes da administração. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 202–224. https://doi.org/10.24302/drd.v12.4076

Edição

Seção

Artigos