Potencial de aproveitamento da madeira

viabilidade ambiental e comercial na fabricação de briquetes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3946

Resumo

O descarte inadequado de resíduos gerados durante o processamento mecânico de madeiras vem provocando uma série de problemas ambientais. A conscientização quanto à armazenagem, estocagem e o descarte se faz necessária a fim de evitar o despejo na natureza, provocando a contaminação do solo e possíveis impactos ambientais. Portanto, se faz necessário o desenvolvimento de técnicas para o aproveitamento dos mesmos a fim de reduzir as pressões sobre as florestas nativas. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade ambiental e comercial da reutilização de resíduos da madeira na fabricação de briquetes na cidade de Presidente Prudente-SP. A metodologia desta pesquisa dividiu-se em revisão bibliográfica e exploração de campo com a catalogação das empresas que geram este tipo de resíduo, para posterior averiguação da viabilidade de sua utilização na fabricação de briquetes e, por fim, a discussão e análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam para a utilização dos resíduos, briquetes, como fonte de energia renovável contribuindo com o meio ambiente, geração de empregos, diminuição da poluição visual tanto nos pátios das madeireiras como nos locais de descartes inapropriados espalhados pela cidade. É interessante apresentar ainda que, os resíduos podem ser um bom negócio para o madeireiro, pois o desdobro da madeira é suficiente para a fabricação em média de 16.500 mil quilos de briquetes mês. Conclui-se que existe uma enorme quantidade de resíduos gerados pelas madeireiras do município, a pesquisa demonstrou que há demanda suficiente para implantação de uma fábrica de briquetes, contribuindo para a redução dos resíduos e para práticas mais sustentáveis do setor madeireiro.

Palavras-chave: Resíduos de madeira. Meio ambiente. Descarte. Reaproveitamento.

Biografia do Autor

Claudio José Donatto, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Ciências Ambientais. Egresso do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade do Oeste Paulista – PPGMADRE/Unoeste. Presidente Prudente. São Paulo. Brasil.

Sérgio Marques Costa, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Agronomia. Pesquisador (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade do Oeste Paulista – PPGMADRE/Unoeste. Presidente Prudente. São Paulo. Brasil.

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Geografia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade do Oeste Paulista – PPGMADRE/Unoeste. Presidente Prudente. São Paulo. Brasil.

Maíra Rodrigues Uliana, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Agronomia – Energia na Agricultura. Docente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade do Oeste Paulista – PPGMADRE/Unoeste. Presidente Prudente. São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Donatto, C. J., Costa, S. M., Arana, A. R. A., & Uliana, M. R. (2022). Potencial de aproveitamento da madeira: viabilidade ambiental e comercial na fabricação de briquetes. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 310–330. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3946

Edição

Seção

Artigos