Um retrato dos agricultores negros no Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3930

Resumo

Dialogando os dados do Censo Agropecuário de 2017 com aspectos históricos e sociais, esse trabalho faz uma análise dos produtores rurais negros na Região Sul do Brasil. Abrangendo as 23 mesorregiões de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a pesquisa deseja destacar informações que possibilitem a análise dos estabelecimentos agropecuários considerando uma variável pouco explorada nos estudos rurais: a raça. O apagamento da presença negra no meio rural sul-brasileiro é fruto da construção de um imaginário colonial que ainda se faz presente e não colabora para a redução das desigualdades existentes, principalmente, na agricultura familiar. A história e os debates convencionais sobre agricultura na Região Sul são regidos por uma visão majoritariamente branca que não apresenta alternativas de desenvolvimento rural para o reconhecimento e inclusão produtiva dos negros. Apesar da desigualdade fundiária, é preciso refletir sobre a construção de políticas públicas voltadas para o suporte desses produtores rurais.

Palavras-chave: Censo Agropecuário. Agricultura Familiar. Raça.

Biografia do Autor

Cauê Assis Bráz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Desenvolvimento Rural. PGDR/Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Tulani Mathias de Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Agronomia. Agronomia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Marcelo Antonio Conterato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Desenvolvimento Rural. PGDR. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Bráz, C. A., Silva, T. M. de O. ., & Conterato, M. A. (2022). Um retrato dos agricultores negros no Sul do Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.Dossie), 117–140. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3930