Processamento de alimentos pela agricultura familiar no Rio Grande do Sul pelas lentes do censo agropecuário 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3890

Resumo

E

Este artigo tem como objetivo caracterizar os estabelecimentos agropecuários familiares do Rio Grande do Sul nos quais há beneficiamento e transformação de produtos e analisar condições básicas que permitam inferir em que medida esses estabelecimentos podem atender aos regulamentos sanitários vigentes. O artigo considera o debate em torno da agricultura familiar, setor informal, informalidade e ilegalidade, tendo como base os dados do Censo Agropecuário 2017, considerando em especial cinco grupos de produtos que se destacam por sua relevância: carne bovina, carne suína e outras carnes não especificadas (todas elas verdes); embutidos; e queijos e requeijão. Os resultados evidenciam a importância dessa atividade e também os seus limites, principalmente em relação a sua escala, ao seu caráter secundário em relação às demais atividades e ao acesso à orientação técnica e ao ensino escolar, o que restringe as possibilidades de número expressivo de famílias regularizar essa atividade.

Palavras-chave: Agroindústria Familiar. Informalidade. Setor informal. Beneficiamento e transformação.

Biografia do Autor

Vicente Penteado Meirelles de Azevedo Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Integração Regional da América Latina e doutorando em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Fabiana Thomé da Cruz, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutora em Desenvolvimento Rural. Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), Programa de Pós-Graduação em Agronegócio/Universidade Federal de Goiás (PPGAGRO/UFG) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Goiânia. Goiás. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Marques, V. P. M. de A., & Cruz, F. T. da. (2022). Processamento de alimentos pela agricultura familiar no Rio Grande do Sul pelas lentes do censo agropecuário 2017. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.Dossie), 239–264. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3890