Reflexões analíticas sobre uma região metropolitana do sul do Brasil

a região de Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3797

Resumo

Esta reflexão teórica metodológica comparativa da região metropolitana de porto alegre/rs (rmpa), a partir da análise de dados secundários e a respectiva concepção de hipóteses explicativas, busca produzir sínteses propositivas que apontam caminhos para compreender a racionalidade e o dinamismo regional no âmbito da região metropolitana e sua área de influência. A partir da análise dos macrossetores produtivos, a indicação das potencialidades regionais das distintas regiões econômicas, busca-se o fomento das atividades e das potencialidades regionais nas quais cada região se mostra mais competitiva. Entende-se que, uma vez definidos os segmentos nos quais cada região é mais competitiva, é possível levar à frente uma política coordenada entre os diversos atores e modelos organizacionais. O principal indicador das potencialidades de desenvolvimento regional é a sua especialização atual, aproximando a ideia de “potencial”, num esforço de identificação do grau de especialização e concentração das atividades produtivas. A estratégia metodológica privilegiou, num primeiro momento, análise de aspectos e dados econômicos e populacionais com dados estatísticos secundários, buscando-se definir um diagnóstico preliminar das potencialidades regionais; no segundo momento, a partir do levantamento de dados e informações, testou-se a consistência e a economicidade das hipóteses sugeridas no diagnóstico preliminar. Identificou-se potencialidades no setor industrial e serviço na rmpa, setores que vêm ganhando espaço na economia regional nas últimas décadas. Identificou-se os setores que apresentam maior potencial, baseado no estudo dos ql’s e do vab. Dada a expansão da ocupação populacional, das atividades econômicas e intensa urbanização, há forte tendência a expansão do setor de serviço decorrente das aglomerações urbanas e urbanização das áreas rurais.

Palavras-chave: Análise regional. Especialização produtiva. Desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Cláudio Machado Maia, Universidade do Contestado (UNC)

Pós-Doutor em Economia do Desenvolvimento (PUC/RS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado da Universidade do Contestado (UnC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Osmar Tomaz de Souza, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Pós-Doutor em Economia Agrária pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Porto Alegre/RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Maia, C. M., & Souza, O. T. de. (2022). Reflexões analíticas sobre uma região metropolitana do sul do Brasil: a região de Porto Alegre/RS. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 143–166. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3797

Edição

Seção

Artigos