Índice de Desenvolvimento do Produtor Silvicultor (IDPS)

uma análise do município de Peçanha, Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3591

Resumo

As indústrias de celulose estabelecem parcerias com produtores rurais, no intuito de suprirem suas demandas por matéria-prima. A demanda por madeira desperta o interesse de produtores rurais pela silvicultura. O objetivo deste estudo é apresentar um novo indicador capaz de analisar o desenvolvimento dos produtores que trabalham com a silvicultura. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, e também incursões ao campo. Através de teste estatístico foi possível validar os dados. O resultado foi a criação do Índice de Desenvolvimento do Produtor Silvicultor (IDPS), esse índice revelou que os produtores fomentados apresentam um IDPS superior ao dos produtores independentes, que destinam a madeira para outros fins. Por meio da classificação do IDPS, constatou-se a influência do tamanho da propriedade, da área de silvicultura e da área de fomento florestal. O fomento florestal, consegue melhorar a qualidade de vida das famílias dos produtores e, assim, contribuir para o desenvolvimento do produtor rural.

Palavras-chave: Fomentado florestal. Indústria de celulose. Carvão vegetal.

Biografia do Autor

Rodney Alves Barbosa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutor em Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Engenharia de Produção (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciado em Matemática (1999) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco (FASF). Especializações em: Informática na Educação (2000), Gerenciamento de Micros e Pequenas Empresas (2001). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus São João Evangelista. Linhas de pesquisa: educação, fomento florestal e desenvolvimento.

Gustavo Bastos Braga, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil (2015), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2013), Pós graduado em Administração Estratégica pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2009), Extensão em EAD Docência pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e MBA em Logística pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2010) e graduado em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa, Brasil.

Sebastião Renato Valverde, Universidade Federal de Viçosa

Doutor (1999) e Mestre (1994) em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), graduado em Engenharia Florestal (1987) também pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Política e Legislação Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: economia florestal, política e legislação florestal, mercado e gestão florestal

Katia de Fatima Vilela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutora em Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC), Graduada em Administração e Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB) e Especialista em Gestão de Pessoas.  Atualmente é Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Campus São João Evangelista.  Linhas de pesquisa: políticas públicas, redes e  programa nacional de alimentação escolar (PNAE)

Bruno Silva Olher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Economia Doméstica pela  Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Administração  pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MBA: Gestão estratégica em operações, logística e finanças pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Bacharel em Administração e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Gilberto Augusto Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutor em Ciências pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus Bambuí

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Barbosa, R. A., Braga, G. B., Valverde, S. R., Vilela, K. de F., Olher, B. S., & Soares, G. A. (2022). Índice de Desenvolvimento do Produtor Silvicultor (IDPS): uma análise do município de Peçanha, Minas Gerais, Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 291–309. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3591

Edição

Seção

Artigos