Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)

o que sustenta a comunidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3567

Resumo

A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é um fenômeno mundial em expansão, baseado na comercialização de produtos agroecológicos. Fundada em princípios de confiança e reciprocidade, busca-se a construção de um trabalho no senso de comunidade. Nesse contexto, o artigo teve por objetivo compreender, à luz das representações sociais, como CSAs se organizam e incidem na construção de comunidades parar operacionalizar suas ações e sustentar a dinâmica e os princípios dessas experiências. Por meio de uma investigação qualitativa em duas organizações, os resultados indicaram que os agricultores e coprodutores que se mantiveram próximos da organização do trabalho apresentaram maior sentimento de comunidade do que aqueles se limitaram as relações de compra e venda. Ademais, a CSA que adotou práticas no esforço de constituir relações solidárias e de cooperação, registrou menor rotatividade e perda econômica, o que se pode concluir que o sentimento de comunidade é um relevante elemento para a sustentabilidade de organizações solidárias em contextos mercantis.  

Palavras-chave: Representações Sociais. CSA. Organizações Solidárias.

Biografia do Autor

Angelina Moreira Melo, Universidade Feral de Viçosa

Doutoranda em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Extensão Rural pela mesma instituição e Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de São João del Rei.

Alair Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela UFMG. Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Sociologia e Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa.

Daniel Calbino, Universidade Federal de São João del Rei

Pós Doutor em Administração pela UFLA. Doutor em Administração pela UFMG. Atualmente é professor Adjunto da UFSJ e do Programa de Mestrado em Educação pela UFVJM. 

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Melo, A. M., Freitas, A. F. de, & Calbino, D. (2022). Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA): o que sustenta a comunidade?. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 539–562. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3567

Edição

Seção

Artigos