A diversidade étnica na república de Benin/África

vantagens e desvantagens para o desenvolvimento territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3559

Resumo

Este artigo objetivou estudar a questão da identidade no processo de desenvolvimento territorial em Benin, um país multiétnico como a maioria dos países africanos, em que a polarização da identidade, cuja etnia e regionalismo são elementos estruturantes da ação sócio-política neste país. A base teórica desta pesquisa ancora-se nos conceitos de diversidade, etnia e desenvolvimento. Como metodologia, este estudo é de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e a coleta de dados foi por meio de análise documental. A constituição beninense de 11/12/1990, reafirma a natureza unitária do país, exigindo a integração da sociedade em sua identidade tripla (étnica, regional, nacional). Porém, a diversidade étnica, embora benéfica, continua sendo fonte de problemas dentro da comunidade. Assim, em termos de desenvolvimento territorial em Benin, este artigo, ao destacar os fatores favoráveis dessa diversidade, também apresenta seus limites ao propor possíveis soluções para uma diversidade sócio étnica mais benéfica para o país.

Palavras-chave: Cultura. Identidade. Diversidade. Etnia. Desenvolvimento.

Biografia do Autor

Marcel Metogbe, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUI. Bolsista Estrangeiro Unijuí. Graduado em Direito Privado, carreira jurídica na Universidade de Parakou / Benin (2018). Graduado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário "Les Cours Sonou" de Parakou / Benin (2018).

Taciana Angélica Moraes Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2018). Bolsista Prosuc/Capes. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ (2017). Graduada em Gestão Pública pela UNIJUÍ (2014). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC).

Argemiro Luis Brum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Economia Internacional pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Mestre em Economia Agrícola - Institut Agronomique Méditerranéen de Montpellier. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professor titular no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), UNIJUI.

Sérgio Luis Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq; Professor Titular e Coordenador do PPGDR/UNIJUÍ; Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC); Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010); Mestre em Administração pela EBAPE/FGV (2001).

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Metogbe, M., Ribas, T. A. M., Brum, A. L., & Allebrandt, S. L. (2022). A diversidade étnica na república de Benin/África: vantagens e desvantagens para o desenvolvimento territorial. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 74–90. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3559

Edição

Seção

Artigos