Trajetórias da agricultura familiar e desenvolvimento regional

uma análise longitudinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3548

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as mudanças realizadas nos sistemas produtivos de agricultores familiares e discutir as implicações que elas geram nas dinâmicas de desenvolvimento regional. Foi realizada pesquisa com caráter histórico e comparativo, por meio da análise longitudinal das trajetórias de agricultores familiares do município de Salvador das Missões, no Rio Grande do Sul. Dados primários foram coletados com as mesmas famílias, em 2003 e 2018, sendo eles organizados e analisados através da comparação de painéis e estatística descritiva. Foram identificados três tipos de trajetórias familiares, com diferentes implicações para o desenvolvimento regional, sendo elas: desagrarização total, autoconsumo e intensificação das formas empresarias de agricultura. Esta última mostrou-se predominante e dinamiza a economia regional, mas a torna fortemente dependente dos impérios alimentares, gerando exclusão produtiva de muitas famílias e concentração das riquezas.

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Trajetórias. Longitudinal. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Vanderlei Franck Thies, Instituto Federal Farroupilha

Engenheiro Agrônomo (UFPel). Doutor. Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

Marcelo Antonio Conterato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor. Professor na Faculdade de Ciências Econômicas (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Evandro Pedro Schneider, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Thies, V. F., Conterato, M. A., & Schneider, E. P. (2022). Trajetórias da agricultura familiar e desenvolvimento regional: uma análise longitudinal. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 58–73. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3548

Edição

Seção

Artigos