Desenvolvimento de laços interorganizacionais com base em redes sociais

proposta de um modelo explicativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3358

Resumo

A formação de laços de cooperação organizacional é um tema abordado pela Teoria de Redes, a qual apresenta diferentes linhas de explicação para tratar do fenômeno. Embora estas linhas forneçam uma base consistente de recursos para o seu entendimento, a falta de uma visão unificada deixa explícita a necessidade de um modelo integrador. Este ensaio visa propor um modelo explicativo que demonstre a formação de laços de cooperação entre organizações, em função de redes sociais interindividuais. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo teórico baseado em duas correntes temáticas de formação de redes: a inserção social e a teoria dos múltiplos níveis das organizações. Como resultado, foi possível desenvolver um modelo explicativo e integrado capaz de representar a formação destes laços por diferentes perspectivas, considerando três variáveis: a Multiplicidade de Laços, a Amplitude de Interação e o Grau de Influência Pessoal. Por meio do modelo, além da postura receptiva, conclui-se que a propensão pela transformação de laços individuais em organizacionais depende também do contexto.

Palavras-chave: Redes Organizacionais. Laços Interpessoais. Laços Interorganizacionais.

Biografia do Autor

Leandro César Mol Barbosa, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração (PUCMinas). Professor no IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Congonhas. Minas Gerais. Brasil.

Liliane Oliveira Guimarães, PPGA-PUCMinas

Doutora em Administração pela EAESP/FGV-SP. Professora no PPGA-PUCMinas. Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil.

Rodrigo Baroni de Carvalho, PUCMINAS

Doutor em Ciência da Informação (UFMG/ University of Toronto). PPGA-PUCMinas. Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Barbosa, L. C. M., Guimarães, L. O., & Carvalho, R. B. de. (2022). Desenvolvimento de laços interorganizacionais com base em redes sociais: proposta de um modelo explicativo. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 405–423. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3358

Edição

Seção

Artigos