Fontes de crescimento da produção agrícola no estado de Mato Grosso do Sul entre 2006 e 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3326

Resumo

Este artigo objetivou identificar as fontes de crescimento das principais culturas agrícolas no estado de Mato Grosso do Sul no período de 2006 a 2017. A análise foi realizada por meio do modelo shift-share, também conhecido como estrutural-diferencial. Os fatores explicativos da evolução da produção foram os efeitos área, rendimento e localização geográfica. As alterações na área cultivada foram subdivididas em efeito escala e substituição. Os resultados mostram que o setor agrícola sul-mato-grossense é muito dependente das culturas da soja, milho e cana-de-açúcar. Mostram também que, entre os fatores explicativos, o que mais se destacou foi o efeito escala, positivo em todo o período e subperíodos analisados. Por fim, conclui-se que o aumento da produção se deu mais em decorrência da expansão da área cultivada do que por ganhos de produtividade, evidenciando-se a existência de um setor agrícola pouco dinâmico no estado.

Palavras-chave: Culturas temporárias. Dinâmica produtiva. Shift-share.

Biografia do Autor

Vilmar Nogueira Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo. Paraná. Brasil.

Francis Régis Gonçalves Mendes Barbosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo. Paraná. Brasil. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ponta Porã. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Ciências (Economia Aplicada). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Duarte, V. N., Barbosa, F. R. G. M., & Staduto, J. A. R. (2022). Fontes de crescimento da produção agrícola no estado de Mato Grosso do Sul entre 2006 e 2017. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 380–404. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3326

Edição

Seção

Artigos