Desigualdades socioeconômicas no Brasil

dinâmicas territoriais no urbano e no rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3191

Resumo

O artigo tem como questão a territorialização da desigualdade socioeconômica no Brasil. O objetivo é verificar a dinâmica das desigualdades nas territorialidades urbana e rural tendo como questão central a distribuição de redes de infraestrutura, serviços e equipamentos de uso público. Tais redes, serviços e equipamentos são insuficientes no território rural e assim associados ao crescimento das desigualdades e das migrações no território nacional. Em termos de método, indicadores socioeconômicos são relacionados à distribuição espacial e quantitativa de equipamentos, serviços e infraestrutura. Aborda-se a questão da função do Estado na territorialização das áreas urbanas e rurais, na medida em que a área rural está institucionalmente incorporada ao planejamento urbano a partir do Estatuto da Cidade. Conclui-se que as desigualdades entre as territorialidades urbana e rural se relacionam com as centralidades urbanas e a polarização das cidades.

Palavras-chave: Desigualdades Socioeconômicas. Territorialização. Rural. Urbano. Planejamento Urbano.

Biografia do Autor

Eber Pires Marzulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Professor Associado do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Marcelo Arioli Heck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Eduardo Ernesto Filippi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DERI/UFRGS)

Doutor em Economia Política pelo C3ED - Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, França. Professor no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DERI/UFRGS). Porto Alegre. RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Marzulo, E. P., Heck, M. A., & Filippi, E. E. (2020). Desigualdades socioeconômicas no Brasil: dinâmicas territoriais no urbano e no rural. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1377–1402. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3191

Edição

Seção

Artigos