Confiança e sustentabilidade social

um estudo em cooperativas de materiais recicláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3084

Resumo

O relacionamento dos atores internos com base na confiança é considerado fator-chave no sucesso das organizações. Tal premissa é válida também no contexto de empreendimentos solidários configurados em cooperativas. Assumindo que a confiança tem papel crucial no desenvolvimento de ações coletivas, este artigo tem como objetivo analisar as redes de confiança existente em seis cooperativas brasileiras de material reciclável. O procedimento de análise foi realizado com o uso do software Ucinet 6.0, para identificação das redes. Os resultados evidenciaram relações de confiança concentradas na figura do gestor principal, com pouca reciprocidade na interação entre os cooperados. As redes se mostraram pouco densas sendo que, em alguns casos, identificou-se a formação de clãs. No contexto do cenário pesquisado, ressalta-se a necessidade de melhoria da inserção social por meio de trabalho e renda da população em situação de vulnerabilidade.

Palavras-chave: Confiança. Análise de redes sociais. Cooperativas de recicláveis.

Biografia do Autor

Douglas Murilo Siqueira, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Brasil.

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.

Julio Araujo Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Siqueira, D. M., Costa, B. K., Vieira, A. M., & Cunha, J. A. C. da. (2020). Confiança e sustentabilidade social: um estudo em cooperativas de materiais recicláveis. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1301–1325. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3084

Edição

Seção

Artigos