Impactos do sistema de pagamento por qualidade do leite em uma cooperativa da agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2963

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os impactos gerados pela implantação de um sistema de pagamento baseado por indicadores de qualidade implantados em uma Cooperativa da Agricultura Familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com entrevistas semiestruturadas com os três representantes da Cooperativa estudada e todos os produtores que confiam a ela seu produto. As análises das entrevistas foram realizadas por intermédio do software Iramuteq, sendo elas a Classificação Hierárquica Descente e a de Similitude de palavras. Os resultados demonstraram a importância do Sistema de Pagamento por Qualidade, principalmente por apresentar impactos socioeconômicos e técnicos, pois a qualidade do leite entregue melhorou, e os produtores trabalharam motivados pela implantação do Sistema de Pagamento por Qualidade. Como contribuição esta pesquisa aponta os impactos positivos e negativos causados pela implantação deste sistema, permitindo um novo olhar de aprimoramento e novas maneiras de uso desta forma de gestão.

Palavras-chave: Desenvolvimento Rural. Cooperativismo Sustentável. Produção de Leite.

Biografia do Autor

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Docente do colegiado de administração da Unioeste - Campus de Cascavel. Cascavel. Paraná. Brasil.

Aline Griebeler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel. Paraná. Brasil.

Luciana Oliveira de Fariña, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIOESTE Campus de Cascavel. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE Campus de Marechal Cândido Rondon. 

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção. Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade, do Tecnólogo em Gestão Pública - EaD e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Meneghatti, M. R., Griebeler, A., Fariña, L. O. de, & Bertolini, G. R. F. (2020). Impactos do sistema de pagamento por qualidade do leite em uma cooperativa da agricultura familiar. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1203–1234. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2963

Edição

Seção

Artigos