A relação estado e terceiro setor no Brasil

elementos basilares e premências investigativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2830

Resumo

No Brasil o terceiro setor surgiu enquanto alternativa para a crise do Estado de Bem-Estar Social e se consolidou, em parte, como um grande aliado na concretização das garantias sociais definidas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Em que pese os avanços nas áreas da educação, assistência social e saúde, ao serem convertidas às diretrizes governamentais, muitas das organizações não lucrativas, pré-existentes à redemocratização do país da década de 1980, distanciaram-se das bases comunitárias autônomas, fragilizando a ampliação dos espaços públicos de discussão e avaliação do papel do Estado. Este estudo foi desenvolvido com o propósito de contribuir com a discussão em questão, apresentando-se, ao mesmo tempo, proposições teóricas epistemológicas questionadoras da experiência brasileira, bem como, sugestões de linhas investigativas delas decorrentes, sobretudo diante da formulação das políticas públicas nacionais, cuja implementação depende, em decorrência da infraestrutura disponível, da complementação exercida pelas organizações sem fins lucrativos. 

Palavras-chave: Terceiro setor. Filantropia. Garantias sociais.

Biografia do Autor

Vanilson Viana Cardoso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Carelisa Stoffel de Siqueira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Mariane Cristina Camargo Finkler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Cardoso, V. V., Mueller, A. A., Siqueira, C. . S. de, & Finkler, M. C. C. (2020). A relação estado e terceiro setor no Brasil: elementos basilares e premências investigativas. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 730–750. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2830

Edição

Seção

Artigos