Oeiras smart

um learning case de inteligência territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2755

Resumo

Este texto apresenta um projeto-piloto de desmaterialização de um procedimento inerente à delegação de competências entre o Município de Oeiras e as Juntas/Uniões de Freguesia do Concelho. Num quadro em que as cidades portuguesas começam a apostar mais fortemente nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para mudar a relação entre cidadãos, espaços e serviços municipais, este projeto é apresentado como um learning case de inteligência territorial. O projeto foi conduzido numa unidade orgânica do município, procurando-se aferir as potencialidades das tecnologias open-source (QGIS 3.6) na governança digital da cidade. A governança digital implica habilitar práticas governativas centradas nos usuários (cidadão e empresas) como cocriadores de serviços e políticas públicas. Nesse sentido, este projeto de digitalização idealiza numa segunda fase o envolvimento e participação dos usuários para que os serviços e as políticas possam ser sustentados nas suas necessidades/preferências. A desmaterialização do procedimento implicou a identificação dos circuitos e fluxos de informação, tipologias documentais envolvidas e responsabilidades associadas a cada atividade, no sentido da sua simplificação, informatização e otimização. A principal aprendizagem deste learning case é a de evidenciar a partir do terreno como pequenos projetos incrementais estão/podem ser ativados para que no futuro uma transformação digital mais profunda possa acontecer. A smartificação liderada pelos municípios (Smart Cities 2.0) está ainda, portanto, numa fase de kick-off que deve ser analisada, especificamente na sua relação com a governança digital, através de casos de aprendizagem para um melhor planejamento e gestão do território.

Palavras-chave: Inteligência Territorial. Desmaterialização. Governança Digital. Smart Cities. Learning Case.

Biografia do Autor

Catarina Gomes da Silva, Universidade de Lisboa. ISCSP.

Licenciada em Administração Pública e Políticas do Território. União das Freguesias Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo. Universidade de Lisboa. Oeiras. Portugal..

Ricardo Cunha Dias, Universidade de Lisboa

Mestre em Sociologia, Doutorando em Administração Pública. Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Paulo Castro Seixas, Universidade de Lisboa. CAPP-ISCSP

Doutorado em Antropologia Urbana. Investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas. Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Luís Manuel Baptista, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Mestre em Gestão do Território, Doutorando em Geografia e Planeamento Territorial. Professor do ISCSP, Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Silva, C. G. da, Dias, R. C., Seixas, P. C., & Baptista, L. M. (2020). Oeiras smart: um learning case de inteligência territorial. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 90–112. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.2755