Aportes da aprendizagem organizacional na indústria de móveis e no desenvolvimento regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2343

Resumo

Este artigo explora os aportes da aprendizagem organizacional na indústria de móveis e no desenvolvimento regional. O objetivo do estudo foi o de compreender, no fomento ao desenvolvimento regional, o panorama atual da aprendizagem organizacional nas indústrias de móveis da Regiões Fronteira Noroeste e Celeiro/RS, participantes do Projeto de Extensão produtiva e Inovação - PEPI em relação à operacionalização no cotidiano organizacional e sua utilização como diferencial competitivo. Em termos metodológicos, o estudo multicaso, de campo, exploratória e descritiva. As fontes foram documentais, bibliográficas e com entrevistas com empresários e atores integrantes do projeto. Em termos de resultados, o estudo destaca a relevância de iniciativas de cooperação que abrangem o Estado, as Universidades e Empresários, articulados com demais agentes de fomento, como mecanismo de apoio, assessoria, capacitação e promoção da inovação nas cadeias produtivas. Evidencias indicam a importância dos processos de aprendizagem organizacional, destacando as pessoas, processos e estruturas das empresas. A partir do PEPI as empresas da cadeia moveleira se fortaleceram, aumentaram a produção, produtividade e competitividade, indicando aportes positivos nos processos de desenvolvimento regional.

Palavras Chave: Aprendizagem organizacional. Inovação. Cadeia Moveleira. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração, Mestre em Gestão Empresarial, Especialista em Cooperativismo e Administração, Administrador e Tecnólogo em Cooperativismo.

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências, Filósofo, Professor pesquisador da da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí-Dacec). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento (PPGD).

Maria Aparecida da Silva Buss, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas, Bacharel em Administração. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Rio Grande do Sul. Brasil.

Manuela da Silva Hermes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Desenvolvimento, Bacharel em Administração. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Büttenbender, P. L., Thesing, N. J., Buss, M. A. da S., & Hermes, M. da S. (2019). Aportes da aprendizagem organizacional na indústria de móveis e no desenvolvimento regional. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 753–771. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2343

Edição

Seção

Artigos