O Ouro Verde Andaluz

denominações de origem protegida de azeite de oliva em Jaén e Córdoba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2238

Resumo

Os últimos anos coincidem com um renovado interesse sobre o que se veio a chamar signos distintivos de mercado. O objetivo do artigo é abordar o assunto a partir do exame da trajetória experimentada pelas DOP de azeite de oliva na Andaluzia, tendo por base entrevistas em profundidade realizadas com atores sociais desta comunidade autônoma espanhola. Alguns destes mostram otimismo diante do valor econômico assumido pelo produto, enquanto outros lamentam a banalização da distinção. Todavia, convergem no entendimento de que a criação destes dispositivos supõe a emergência de espaço institucional importante para pensar o desenvolvimento dos territórios e fomentar a cooperação e a coesão social. Nesse artigo a atenção está posta não somente em expor os argumentos e circunstâncias que justificam a aparição de sinais distintivos de mercado, mas igualmente no afã de discutir em que medida estas ações favorecem a emergência de processos de inovação social no âmbito dos territórios rurais.

Palavras-chave: Andaluzia. Indicações Geográficas. Azeite de Oliva. Sinais Distintivos.

Biografia do Autor

Flávio Sacco dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Sociologia pela Universidade de Córdoba, Espanha (2000), Professor da Universidade Federal de Pelotas, no Departamento de Ciências Sociais Agrárias da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas

Socióloga, Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, RS (2011), Professora da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Anjos, F. S. dos, & Caldas, N. V. (2019). O Ouro Verde Andaluz: denominações de origem protegida de azeite de oliva em Jaén e Córdoba. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9(Ed. esp. 2), 100–133. https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd. esp. 2.2238