Competitividade das exportações brasileiras e colombianas de café

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2218

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de analisar a competitividade das exportações brasileiras no mercado mundial do café, entre 2000 a 2018, em comparação ao terceiro produtor e exportador mundial, a Colômbia. Os dados foram coletados no site do USDA (United States Department of Agriculture), do UN COMTRADE (United Nations Comtrade), da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) e da WTO (World Trade Organization). A metodologia empregada baseou-se no Índice de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (VCRS), na Razão de Concentração (CR), e no Índice de Orientação Regional (IOR). Os resultados revelaram que tanto o Brasil quanto a Colômbia apresentaram vantagens comparativas para o café. Em relação à CR, o Brasil apresentou concentração e a Colômbia, desconcentração das exportações. O IOR indicou orientação das exportações de café do Brasil à Alemanha, à Itália, e aos Estados Unidos. Já o IOR da Colômbia apresentou orientação das exportações de café aos Estados Unidos, à Alemanha e ao Japão.

Palavras-Chave: Café. Competitividade. Exportações. Comércio Internacional.

Biografia do Autor

Leonardo Sangoi Copetti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais (UFSM) e Diretor da editora (UFSM).

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Copetti, L. S., & Coronel, D. A. (2019). Competitividade das exportações brasileiras e colombianas de café. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 646–667. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2218

Edição

Seção

Artigos