Capital transnacional na região do Contestado: um estudo de caso da Southem Brazil Lumber and Colonization Company

Autores

  • Soeli Regina da Silva Lima Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v2i1.194

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional. Geografia econômica. História regional.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito discutir questões referentes a produção do espaço urbano, do município de Três Barras-SC, decorrente da ação da Southem Brazil Lumber and Colonization Company no início do século XX, através da sua company towm, bem como do impacto causado à população local, no que se refere aos aspectos socioculturais. Para tanto é focalizada a análise do empreendimento situando-o no cenário histórico e econômico da época. Outro ponto de interpretação está voltado às relações de produção da serraria, visto que, numa sociedade em que, até então, as relações de trabalho eram desconhecidas, os sujeitos menos favorecidos passaram a ter novas modalidades de controle: dos capangas dos coronéis para o controle do corpo de segurança da serraria.


Biografia do Autor

Soeli Regina da Silva Lima, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV)

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialização em História do Brasil e Graduação em História pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória. Tem experiência na área de História e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: história e memória, patrimônio histórico, produção do espaço urbano e Guerra do Contestado.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Lima, S. R. da S. (2012). Capital transnacional na região do Contestado: um estudo de caso da Southem Brazil Lumber and Colonization Company. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 2(1), 31–43. https://doi.org/10.24302/drd.v2i1.194

Edição

Seção

Artigos