Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado

Autores

  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado
  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado
  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1231

Palavras-chave:

Stricto Sensu. Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado.

Resumo

O texto aborda aspectos relacionados à trajetória da legitimação do Stricto Sensu na Universidade do Contestado (UnC), bem como do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR) na UnC, desde sua autorização em questões de processo, avanços e desafios. A pesquisa de características quali-quantitativa e descritiva revela que mesmo com os enfrentamentos, o PMDR demonstra relevante contribuição ao desenvolvimento, não apenas na abrangência territorial do Planalto Norte Catarinense (PNC). Analisando a sua trajetória de 10 anos, o PMDR contribui com a formação de pesquisadores e intelectuais. Evidencia fundamentos éticos e políticos da multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, pelos quais sujeitos e atores devem mover-se no rumo do bem estar da sociedade. Internamente, o PMDR como processo vivo, avança nos seus compromissos e fundamentos, quando cerca as dimensões do desenvolvimento por duas linhas de pesquisa: a) Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; b) Gestão, Território e Desenvolvimento. As dissertações defendidas mesmo abordando a abrangência local e microrregional, promovem análises de temáticas vinculadas às necessidades humanas e socioeconômicas, com destaque para a saúde, educação, agricultura e pecuária, meio ambiente e indústria e comércio. A produção científica do PMDR sustenta também os meios de comunicação e as intervenções sociais dos múltiplos atores, ao mesmo tempo em que se constitui como fonte fidedigna dos anseios, demandas e perspectiva de desenvolvimento não apenas do Planalto Norte Catarinense, mas de qualquer território ousado que deseje modificar e superar os impasses do bem estar da sociedade.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Doutor em Educação, docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Coordenador do PMDR desde janeiro de 2016. Santa Catarina Brasil

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado

Doutora em Serviço Social, docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Coordenadora do PMDR entre 2006 e 2013. Santa Catarina Brasil.

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado

Doutor em Ciências Humanas docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Coordenador do PMDR entre 2014 e 2015. Santa Catarina Brasil.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Gumbowsky, A., Milani, M. L., & Bazzanella, S. L. (2016). Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(2), 5–25. https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1231