Proposição de uma metodologia a partir do Balanced Scorecard (BSC) para suporte à gestão estratégica de uma empresa de transporte de carga frigorífica

Autores

  • Junior Vieira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina do Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Inocencia Boita Dalbosco Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daiane Pavan Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.931

Palavras-chave:

Balanced Scorecard. Gestão Estratégica. Transporte de Carga Frigorífica.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo propor uma metodologia com base no Balanced Scorecard, para suporte à gestão estratégica de uma empresa de transporte de carga frigorífica. Na metodologia optou-se por um estudo de caso qualitativo básico realizado em uma empresa de transporte de carga frigorífica com sede na cidade de Chapecó no estado de Santa Catarina. A estratégia de coleta de dados adotada foi à análise de dados secundários (documentos gerenciais e relatórios contábeis) e também fontes primárias como entrevista abertas com os gestores da organização. Os resultados revelam que a adoção por parte da empresa de metodologias como o BSC que possam subsidiar o processo decisório tende a auxiliá-la a alcançar seus objetivos estratégicos e ainda proporcionar suporte a avaliação de seu desempenho.  Como limitação apresenta-se a impossibilidade de generalização do estudo, devid as particularidades da empresa estudada. Sugere-se para futuras pesquisas a realização de estudo longitudinal na empresa de transportes analisada, afim de monitor o desempenho da organização com auxílio da metodologia proposta no curto, médio e longo prazo.

Biografia do Autor

Inocencia Boita Dalbosco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Pós -graduação em Gestão dos Negócios Internacionais e do Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Mestrado acadêmico em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Daiane Pavan, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Especialização em Comportamento e Gestão de Pessoas, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2010). Graduação em Administração, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2009).

 

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Vieira, J., Nascimento, S. do, Dalbosco, I. B., & Pavan, D. (2015). Proposição de uma metodologia a partir do Balanced Scorecard (BSC) para suporte à gestão estratégica de uma empresa de transporte de carga frigorífica. Ágora : Revista De divulgação científica, 20(1), 69–89. https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.931

Edição

Seção

Artigos