UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE NA UnC

Autores

  • Gerson Ulbricht Universidade do Contestado - UnC
  • Neida M. Patias Volpi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.7

Palavras-chave:

Avaliação Docente, PROMETHEE II, Método de agrupamentos

Resumo

O cenário da educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino superior – IES busquem aprimorar suas práticas educativas com objetivo de oferecer qualidade em seus serviços. A legislação educacional atual estabelece um modelo de auto-avaliação no sentido de que cada instituição se auto-examine de modo a estar em constante aprimoramento de suas práticas educacionais. O processo de auto-avaliação institucional, entre outros aspectos, trata da avaliação das atividades docentes no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Preocupada com a qualidade do ensino em seus campi, a Universidade do Contestado – UnC implementou o processo de avaliação docente, com objetivo de identificar o perfil de seus professores e estabelecer estratégias que visem o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Neste artigo é realizado um estudo sobre os critérios de avaliação utilizados neste processo. Para tratamento dos dados é proposta a metodologia multicritério de apoio à decisão PROMETHEE II, bem como o método estatístico de agrupamentos. Deste modo, são propostas alternativas que contribuam para fortalecer o processo de avaliação docente em relação ao tratamento de dados e análise dos resultados.

Biografia do Autor

Gerson Ulbricht, Universidade do Contestado - UnC

Possui graduação em Processamento de Dados pela UnC - SC (1999). Possui Licenciatura em Matemática pela UNICLAR-SP (2000). Possui Pós Graduação - Especialização em Métodos Estatísticos pela FURB-SC (2006), é Mestrando do Programa de Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia - UFPR (término previsto: 11/2009). Atualmente é professor na Universidade do Contestado - Campus Mafra - SC e professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul - SC. Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística e Programação Matemática.

Neida M. Patias Volpi, Universidade Federal do Paraná

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1975), Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1982), Mestrado em M Sc - University of London (1979) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Multicritério, Planejamento Elétrico, Programação Linear Inteira Mista e Metaheurísticas.

Downloads

Como Citar

Ulbricht, G., & Volpi, N. M. P. (2011). UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE NA UnC. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(1), p. 72–84. https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.7

Edição

Seção

Artigos