Sobre a Revista

Missão

A Revista Ágora tem como missão divulgar a pesquisa de elevada qualidade e relevância para o progresso da área de conhecimento em Ciências Sociais Aplicadas e Inovação.

Foco e Escopo

A Revista Ágora tem como objetivo publicar artigos originais e inéditos no campo das Ciências Sociais Aplicadas e Inovação, visando contribuir para o fomento da produção e divulgação científica nacional. A revista está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) com publicação ininterrupta desde 1994. Até 2019 teve publicações semestrais e a partir de janeiro de 2019, assumiu a forma de publicação contínua.

Os artigos submetidos podem apresentar foco teórico ou empírico:

  • Novas perspectivas teóricas que avançam em relação à compreensão das áreas relacionadas às Ciências Sociais Aplicadas e Inovação, no contexto de abordagens críticas, priorizando-se o desenvolvimento de teorias desafiadoras, esclarecimentos de teorias existentes e identificação de novas questões teóricas.
  • Investigações empíricas ou ensaios que a partir de teorias ou referenciais formulados mostrem a aplicação prática no campo das Ciências Sociais Aplicadas e Inovação, priorizando contribuições inéditas e sua importância para os estudos na área, com a utilização de métodos quantitativos e qualitativos.
A Revista Ágora está indexada em diretórios (ex. DRJI, LivRE, LatinREV), além de estar catalogada no portal de periódicos-capes. Atualmente constantemente, está em processo de indexação em novos indexadores nacionais e internacionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos submetidos a Revista Ágora é caracterizado em duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

Desk review: os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de estratégia. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review, são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review.

Double Blind Review: os artigos são enviados a pesquisadores pareceristas por área de estudo do artigo. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para foco da revista, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à editoração final do documento.

A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.

Periodicidade

v. 1, n. 1, 1994 ao v. 23, n. 2, 2018, Publicação Semestral.

A partir de janeiro de 2019 a revista Ágora assumiu a periodicidade CONTÍNUA.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Público-alvo

Compreende o conjunto de pesquisadores, estudiosos, acadêmicos, profissionais e estudantes que tenham como interesse os diversos temas relacionados a Ciências Sociais Aplicadas e Inovação, em suas concepções relacionadas ao pensamento, ao planejamento e a gestão.

Política de Licenciamento

A Ágora: revista de divulgação científica descreve sua política de licenciamento, baseado no Guidelines on The Creative Commons. Esta revista adota a licença Atribuição- Sem Derivações CC BY-ND. Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode

A Ágora: revista de divulgação científica recomenda que:

I- Sempre que se citar fontes de informações conhecidas nos artigos, a fonte do autor deve ser citada. A citação pode ser feita de acordo com as normas vigentes da ABNT, preconizado em instruções para autores na revista.

II – Quando qualquer fonte de informações é modificada deve ser claramente identificada no corpo do texto do artigo. É necessário descrever as modificações e obter anuência por escrito do autor da obra e encaminhado para o editor da Ágora: revista de divulgação científica em documentos suplementares. Esta orientação é válida para modificações em figuras, tabelas, ilustrações, questionários validados e itens afins.

III- Os autores são incentivados a descreverem as marcas dos instrumentos utilizados na metodologia do artigo– seja equipamentos ou softwares.

IV- Visando disponibilizar o máximo as informações para a comunidade acadêmica, o idioma do artigo submetido pode ser feito em Português ou em Inglês, de acordo com a preferência do autor. No caso do idioma inglês solicita-se o encaminhamento de uma carta que o texto foi revisado por pessoa competente no idioma devendo ser anexado nos documentos suplementares.

V- Os artigos publicados na Ágora: revista de divulgação científica não possuem fins lucrativos, sendo um meio para divulgação de conhecimentos e informações científicas que contribuam para o desenvolvimento da ciência. Desta forma, não são aplicadas taxas para submissão e publicação dos artigos.

Política de Pagamento

Os artigos publicados na Revista Ágora não possuem fins lucrativos, sendo um meio para divulgação de conhecimentos e informações científicas que contribuam para o desenvolvimento da ciência. Assim sendo, a Agora não cobra do(s) autor(es) quaisquer taxas para submissão e publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração de Direito Autoral ou Transferência de Direito Autoral

O autor assume o compromisso de que o artigo é original, portanto, não ter sido publicado anteriormente, não infringindo direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros.

Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista Agora. No entanto, as opiniões emitidas pelo(s) autor(es) são de responsabilidade dos mesmos.

A revista Ágora, caso necessário, reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão da língua, porém, respeitando o estilo do(s) autor(es).

DOI – Digital Object Identifier

O DOI - Digital Object Identifier é um padrão para a identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que seja identificado como único e persistente no ambiente WEB. Por isso, a revista Ágora atribui o DOI aos artigos por ela publicados.

Patrocínio da Revista

Editora UnC

DIRETRIZES DE CONDUTA ÉTICA

A revista Ágora é signatária do documento de normas e conduta para publicação DORA.

Destacamos na sequência alguns aspectos em relação à conduta ética, como recomendações aos autores e, em casos especiais, a todos os atores envolvidos no processo de revisão ou editoração de textos a serem publicados na revista Ágora.

Autoria

Referenciar os autores de um artigo científico garante que os mesmos recebam o crédito de autoria. Deixar de mencionar intencionalmente a relação de um autor com seu trabalho é considerada uma falta de conduta ética, que compromete a qualidade do artigo submetido num periódico científico. No mesmo sentido, é vedado incluir autores nos artigos que não tenham contribuído na sua construção, inclusive autores convidados, com o fim de aumentar as chances de publicação. Da mesma forma, é vedado incluir autores em artigos, sem a sua permissão.

Colaboradores que tenham contribuído parcialmente na construção do artigo, por exemplo, na revisão da escrita ou coleta de dados, devem ser mencionados em seção específica do artigo, evitando assim pseudo-autorias.

Quando qualquer fonte de informações é modificada deve ser claramente identificada no corpo do texto do artigo. É necessário descrever as modificações e obter anuência por escrito do autor da obra e encaminhado para o editor da Ágora em documentos suplementares. Esta orientação é válida para modificações em figuras, tabelas, ilustrações, questionários validados e itens afins.

Plágio

A Ágora: revista de divulgação científica utiliza a Política de varredura de Plágios para garantir que não há escrita ilícita nos artigos, bem como garantir a originalidade da escrita.

Os revisores são orientados a utilizarem meios eletrônicos para fazerem a varredura dos possíveis plágios sendo indicados 4 ferramentas para tal ação: I) Plagiarisma; II) Plagtracker; III) Duplichecker; IV) Pesquisa google.

Um dos tipos mais comuns de falhas na conduta ética é o plágio, ou seja, quando o autor intencionalmente usa o trabalho de outro autor, sem sua permissão, crédito ou conhecimento. O plágio pode se apresentar de diferentes formas, desde a cópia literal até a paráfrase.

A paráfrase só é permitida, dede que se mencione a fonte e não se mude o significado pretendido pelo autor original. Para evita desvios desta natureza, a revista Ágora utiliza meios eletrônicos de varredura. Caso se detecte quaisquer tipos de plágio, o artigo é rejeitado e os autores são informados.

 Fraude na pesquisa

Publicar dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por meio de invenção ou manipulação de dados, é considerada fraude na pesquisa. Para evitar fraudes desta natureza, pode ser requisitado que os autores enviem dados brutos que tenham sido utilizados na pesquisa, motivo pelo qual se recomenda aos atores de artigos fazerem o armazenamento dos dados utilizados.

O mesmo se aplica aos casos de manipulação de imagens ou quadros, que impliquem em alteração de características específicas do original. Em caso de necessidade, o autor deve ter a anuência do autor, exceto quando se trate apenas de melhora na sua clareza.

Conflito de interesses

Interesses ou lealdades conflitantes, relacionados a questões financeiras ou crenças, que possam afetar a objetividade ou indevidamente influenciar ações de pessoas envolvidas no processo de publicação, podem interferir na lisura de publicações científicas, podendo envolver autores, revisores ou agências que porventura proveram recursos para a pesquisa. Caso haja, devem ser informados no momento da submissão do artigo, incluindo documento nas informações complementares, no formato de carta ao editor.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Submissões simultâneas, publicações múltiplas e/ou duplicadas

Os autores de artigos, ensaios ou resenhas têm a obrigação de certificar que o trabalho submetido à revista Ágora seja baseado em reflexão ou pesquisa original e nunca antes ter sido publicado, situações que, desde que feito intencionalmente, é considerado quebra de ética.

Isso implica que é vedado submeter um artigo em mais de um periódico simultaneamente, da mesma forma que se deve evitar submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em periódicos diferentes, mesmo que apresentem título ou partes do texto diferentes. No caso de o autor pretender publicar o artigo em outro país ou língua diferente, é necessário entrar em contato com a equipe editorial da revista, para avaliar a situação e autorizar ou não tal procedimento.

Histórico do periódico

A Revista ÁGORA (instituída em 1994, em formato impresso) é um veículo de divulgação científica da Universidade do Contestado, de periodicidade semestral, e criada como forma de possibilitar a difusão do trabalho de pesquisa de professores da Universidade do Contestado, reunindo diferentes idéias para que frutifiquem os diálogos no campo da formação dos profissionais de nível superior.

Em 2009, passou a ser publicada em formato online, utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. Com foco direcionado para interdisciplinaridade das pesquisas científicas. Suas primeiras edições traziam artigos sobre administração pública, gestão organizacional, educação, e aspectos relacionados à saúde. O primeiro volume de 2009 apresentou 18 artigos científicos teóricos e empíricos.

Posteriormente a revista manteve sua publicação semestral entre os anos de 2009 e 2011, lançando dois volumes por ano com publicações que permeavam por áreas interdisciplinares contribuindo para divulgação de pesquisas científicas de grande relevância para distintas áreas do conhecimento.

Desde a sua fundação, a Ágora se moderniza continuamente e inova constantemente o processo interno de gestão e a forma de atingir seu público, buscando um alcance além das fronteiras nacionais e avaliando seu impacto no desenvolvimento de uma comunidade científica crítica e construtiva.

Buscando estar sempre em sintonia com seu tempo e acompanhando o desenvolvimento científico na área de Administração, a Ágora renova seu foco em 2015 propondo a discussão e divulgação da produção científica nas áreas correlacionadas às Ciências Sociais Aplicadas e Inovação.

A Revista Ágora agradece a todos os pareceristas e autores que contribuíram para o desenvolvimento do periódico em suas edições anteriores, e convida aos pesquisadores que submetam seus artigos observando o novo escopo e foco da revista.