Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista Ágora aceita apenas artigos originais e inéditos, recebidos exclusivamente via sistema online da revista, e que não estejam sendo avaliados, para publicação, por outra revista.

O arquivo do artigo (Template Artigo) não deverá conter identificação dos autores. A identificação dos autores deve constar em documento complementar que deverá ser anexado na mesma aba onde é inserido o arquivo do artigo, selecionando o item "Informações dos Autores". O arquivo deverá conter: Título do artigo, nome por extenso de cada autor, com seu(s) título(s) acadêmico(s) mais elevado(s), sua vinculação institucional (função, instituição, departamento, e outros), cidade, estado, país e endereço eletrônico e ORCID dos autores do artigo (Template informações Autores)

O texto deve ser elaborado em espaço um e meio limitando-se a 20 laudas, para artigos, incluindo notas de rodapé, tabelas, gráficos ou figuras e referências. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (não devendo ultrapassar os 2MB).

As margens superior e esquerda devem ficar definidas em 3 cm e as margens inferior e direita devem ficar definidas em 2 cm, com fonte Arial, tamanho 12 no corpo do texto, e tamanho menor para citações longas conforme as normas da ABNT.

As figuras (fotografias, desenhos, etc.) e as tabelas já devem ser inseridas no corpo do texto, no melhor local após o final do parágrafo em que foram citadas pela primeira vez. Quando for o caso, as figuras devem conter a representação da escala em barras. Sempre que possível, as ilustrações deverão ser coloridas. Tabelas e figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto, sendo que este deve incluir referências a todas elas. As tabelas e figuras deverão ter um título (em cima das mesmas) breve e autoexplicativo. Informações adicionais, necessárias à compreensão das tabelas e figuras, deverão ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo das mesmas, conforme as normas da ABNT.

Os artigos devem ser organizados em: Título (máximo de 15 palavras) na língua original e língua estrangeira; Resumo na língua original e Abstract (máximo de 250 palavras cada); Palavras-chave na língua original e Keywords (mínimo 3 e máximo de 5 palavras cada). Sugere-se que o corpo do texto contemple os elementos constituintes indispensáveis aos textos científicos:

RESUMO: pode incluir uma indicação breve da questão de pesquisa, teoria, método, principais resultados, e implicações ou contribuição.

INTRODUÇÃO: focaliza-se a “questão” na literatura para indicar a originalidade e relevância do trabalho. Deve apresentar o foco teórico utilizado, a questão de pesquisa que motiva o artigo, qual o método, quais os principais resultados e qual a contribuição ou implicações. Contempla também os objetivos da pesquisa.

REVISÃO TEÓRICA: deve ser específica e vista como a fundação conceitual sobre a qual o artigo constrói e sobre a qual as novas hipóteses, ou novos argumentos, vão ser desenvolvidos. Não se deve limitar a expor um conjunto de trabalhos anteriores sobre um tema com pouca conexão ao artigo atual. Sugere-se que apresente um bom equilíbrio na inclusão de referências clássicas, ou seminais, pertinentes e de referências mais recentes, tanto nacionais como internacionais.

PERCURSO METODOLÓGICO: informações suficientes deverão ser fornecidas para que se possa avaliar a adequação da abordagem experimental e repetir o experimento, como por exemplo, procedimentos e instrumentos de coleta de dados, amostra, variáveis e procedimentos de análise dos dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: os resultados relevantes deverão ser apresentados da forma mais adequada, tais como: texto, figuras, ou tabelas, ou uutras informações necessárias à interpretação. Os principais resultados deverão ser salientados e discutidos em termos da literatura. Nova(s) informação(ões) e novo(s) conceito(s) que derivam dos resultados deverão ser identificados, bem como as conexões com outros conceitos da literatura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: trata-se da recapitulação sintética dos resultados da pesquisa, ressaltando o alcance e as suas contribuições, bem como seu possível mérito. Deve ser breve e basear-se em dados comprovados. Devem conter pelo menos cinco aspectos: (1) uma breve menção ao propósito do artigo e como esse foi perseguido no artigo, (2) uma declaração clara sobre a contribuição e/ou implicações do estudo face ao conhecimento já existente, (3) uma análise dos principais resultados face à teoria exposta, (4) as limitações do estudo, e (5) sugestões para pesquisa futura.

REFERÊNCIAS: listar apenas as fontes citadas no texto conforme NBR 6023 vigente da ABNT.

Artigos

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